Home - Convergência Digital

Claro: Sem antenas, São Paulo fica fora do 5G

Ana Paula Lobo - 28/08/2020

A cidade de São Paulo não vai ter 5G se continuar imposto restrições à instalação de antenas, advertiu o CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, ao participar de Live realizada pelo SindiTelebrasil e pelo portal Jota, sobre o papel das Telecomunicações na retomada econômica do Brasil, nesta sexta-feira, 28/08.

"Existe uma certa miopia de algumas áreas que ainda insistem em colocar restrições às antenas. No mundo isso já foi superado. Outras capitais, como Porto Alegre, superaram, mas São Paulo cria uma grande dificuldade. Não vai ter 5G se não entenderem que antena é fundamental", advertiu.

Teixeira defendeu ainda que o leilão 5G seja não arrecadatório e mais voltado a obrigações de cobertura. Segundo ele, o 5G será a grande plataforma para permitir um salto econômico mais vigoroso e o Brasil não pode ficar de fora dessa janela de oportunidade.

"O investimento tem de ser feito em mais pontos de conexões, em mais infraestrutura. Um valor alto pelo espectro pode reduzir o aporte em infraestrutura ou restringir a atuação", pontuou. O CEO da Claro observou que a economia brasileira foi resiliente na pandemia de Covid-19 porque houve o suporte do setor de telecomunicações aos negócios e para as pessoas. "Fizemos em quatro meses, uma transformação digital que levaria pelo menos dois anos", completou.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

30/10/2020
TIM ativa piloto de banda larga fixa com 5G DSS

28/10/2020
Aplicações são prioridade no laboratório 5G da NEC no Brasil

27/10/2020
Claro: 5G DSS não é marketing. É real e faz muito sentido no Brasil

26/10/2020
Americanet inicia testes de rede 5G em Pindamonhangaba (SP)

26/10/2020
Governo da Itália usa poder de veto e manda empresa cancelar acordo com Huawei

20/10/2020
EUA pressionam Brasil a banir Huawei em troca de financiamento para 5G

19/10/2020
NASA leva 4G e projeta 5G na Lua

15/10/2020
5G: Teles insistem em filtro nas parabólicas e rejeitam migração da TV

14/10/2020
Curso online gratuito da Huawei sobre 5G é agendado para 15 de outubro

14/10/2020
Sem antenas, Belo Horizonte pode ficar sem 5G

Destaques
Destaques

Conexão no campo pode render até R$ 50 bilhões em dois anos

Estudo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) revela que, hoje, faltam quase 15 mil antenas e torres para ofertar o serviço necessário para a digitalização do agronegócio. Os números foram revelados no Painel Telebrasil 2020.

Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

O Ministério das Comunicações sinalizou às operadoras que trabalha para convencer os colegas de Esplanada a concentrar os valores envolvidos no leilão do 5G em compromissos de cobertura, minimizando o preço a ser pago ao Estado, afirmou o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, ao participar do Painel Telebrasil 2020.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A democratização do 5G e os desafios para as PPPs

Por Lincoln Oliveira*

Para evitar um provável cenário em que apenas as grandes empresas possam trabalhar com a nova tecnologia, será fundamental contar com os serviços das prestadoras de pequeno porte a fim de expandir o acesso à internet de alta qualidade a todas as regiões do país.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site