Home - Convergência Digital

Sem liberação para antenas, América Latina trava no 5G

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 29/01/2020

Ao analisar a implantação de infraestrutura de telecomunicações na América Latina, a 5G Americas avalia que as normas e leis na região ainda são entrave para a ampliação das redes, notadamente diante das novas demandas que chegam com o 5G. 

O documento fornece uma visão geral dos regulamentos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, que afetam o desenvolvimento de redes das operadoras de telecomunicações.

A conclusão é que embora nos últimos anos as autoridades da região tenham adotado medidas para acelerar a implantação de infraestrutura em seus territórios, as operadoras de telecomunicações ainda enfrentam grandes desafios na América Latina.

Uma das principais barreiras nesse sentido continua sendo a burocracia de normas no nível municipal e até as contradições que podem existir entre as regras, trâmites e procedimentos nos diferentes níveis de governo.

A desinformação de redes que podem existir em diferentes setores da sociedade civil e / ou entidades governamentais sobre os efeitos na saúde da instalação e comissionamento da infraestrutura de telecomunicações também afeta negativamente a implantação de redes na adoção de medidas que dificultam a construção da infraestrutura. A poluição visual ou aspectos relacionados ao planejamento urbano também frequentemente geram oposição à instalação de equipamentos de rede.

A pesquisa também aborda tendências como o uso compartilhado da infraestrutura e sugere a criação de condições para que ela seja realizada em termos e condições recíprocos, privilegiando a vontade das partes em acordos positivos para o desenvolvimento da infraestrutura.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/04/2020
Nova onda de fake news contra 5G faz britânicos queimarem antenas

30/03/2020
Coronavírus: Anatel suspende testes de campo do 5G na faixa de 3,5GHz

27/03/2020
GSI: Anatel deve ajustar norma de cibersegurança aos casos específicos do 5G

27/03/2020
Anatel prorroga consulta pública do edital 5G por 15 dias

27/03/2020
GSI impõe combinação entre operadoras na instalação de redes do 5G

25/03/2020
Coronavírus faz EUA adiar leilão do 5G

23/03/2020
Japão promete 5G para março, mesmo com o COVID-19

17/03/2020
China concentra 70% das conexões 5G do planeta

13/03/2020
Anatel avalia outorgas do 5G à banda larga fixa, não só telefonia móvel

12/03/2020
Empresas ainda temem impacto dos custos da interferência do 5G nas parabólicas

Destaques
Destaques

Operadoras pedem que edital do 5G traga compromissos na nova tecnologia

Mas Anatel lembra que reduzir preço das frequências para exigir investimentos que o mercado já faria naturalmente não faz sentido na licitação. 

Bloqueio de celular pirata não impediu disparada de 344% no mercado cinza

Segundo dados da IDC Brasil, o resultado de 2019 indica que o aperto no bolso dos brasileiros foi maior que o da fiscalização. Entre os modelos mais baratos, no entanto, o mercado “paralelo” caiu. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site