Clicky

SEGURANÇA

Malware focados em IoT crescem 33%

Convergência Digital* ... 22/10/2019 ... Convergência Digital

Um relatório da empresa de segurança SonicWall com base em dados coletados de 1 milhão de sensores de segurança em operação em 215 países indicou uma queda de 15% no volume total de malwares, e de 5% de ransomwares, na comparação de janeiro a setembro de 2019 com 2018. 

No entanto, continua crescendo o volume de ataques que evadem tecnologias tradicionais de segurança, o que explica porque malware focado em internet das coisas, por exemplo, atingiu a marca de 25 milhões neste ano, um aumento de 33% em relação ao mesmo período de 2018.

Assim, no geral foram identificados 7,2 bilhões de ataques de malware e 151,9 milhões de ataques de ransomware nos nove primeiros meses do ano. Também caíram 32% os ataques de phishing. Mas, aponta a pesquisa, “de modo semelhante ao ransomware, os ataques de phishing estão sendo mais direcionados a executivos C Level, gestores de RH e líderes de TI”.

“O que os dados mostram é que os cibercriminosos estão se tornando mais sutis, mais direcionados e mais inteligentes em seus ataques”, conclui a pesquisa. Ela mostra ainda que ameaças criptografadas cresceram 58% nos três primeiros trimestres e que os ataques a aplicativos da Web aumentaram 37%. 


Golpistas simulam agendamento de vacina contra covid e clonam dados

Não repassem dados pessoais por telefone ou por SMS. A vacinação contra a Covid-19 não exige cadastramento prévio no ministério da saúde, nem no aplicativo Conecte SUS Cidadão.

TRF que atende São Paulo e Mato Grosso do Sul sofre ataque hacker

Tribunal assumiu o ataque, mas reportou que 'não houve invasão aos sistemas nem às bases de dados, tampouco furto de informações". A Polícia Federal foi acionada.

Contra invasões, Microsoft orienta uma série de correções de vulnerabilidades

Primeiro patch tuesday de 2021 corrigiu 83 vulnerabilidades no sistema operacional Windows, Edge, Office, Visual Studio, .Net Core Engine e SQL Server, entre outros. Atenção total ao CVE-2021-1648, um bug no serviço splwow64 do Windows que pode permitir que um invasor eleve seu nível de privilégio.

Embraer nega à CVM o pagamento de resgate aos hackers

Questionada pela CVM, a companhia admitiu que houve, sim, vazamento de dados, mas preferiu não confirmar quais foram. Também admitiu que recebeu pedido de resgate dos hackers. Embraer disse ainda que os sistemas de TI já estão reestabelecidos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G