Clicky

SEGURANÇA

Kaspersky define 5G como instigante e prioriza Centro de Transparência do Brasil

Ana Paula Lobo ... 20/04/2021 ... Convergência Digital

Em live realizada nesta terça-feira, 20/04, o fundador da Kaspersky, Eugene Kaspersky, disse que o próximo país a ter um Centro de Transparência será o Brasil. Ele garantiu que a iniciativa foi paralisada pela pandemia de Covid-19, mas é prioridade. O Brasil, aliás, foi campeão mundial de envio de phising e tem sofrido com os ataques de ransomware. Sobre o futuro próximo, Kaspersky define o 5G como muito preocupante. "Tudo vai estar conectado. E estamos preparados para gerenciar diversos objetos conectados? Eu asseguro que não estamos!", afirmou o especialista.

Fabio Assolini, pesquisador sênior de segurança da Kaspersky, lembra que o 5G vai explodir o uso dos endereços IPv.6 para objetos conectados e Internet das Coisas vai crescer mais ainda. E a resposta dos cibercriminosos será imediata. "Os ataques DDoS vão explodir ainda mais. Vamos ter muitos problemas se a segurança não conseguir mitigar o risco desses ataques logo no começo", pontua. E aqui, cloud computing tem papel estratégico. "É preciso proteger o dado como se faz em outros sistemas e isso não está sendo feito. Quando se vai para a nuvem, há um relaxamento na segurança e não pode. As empresas têm responsabilidades de proteger o dado", adiciona.

Apesar de a Kaspersky considerar o 5G um item de preocupação máxima, pesquisa feita pela companhia mostrou os ransomwares e cyber threats à frente na lista dos gestores. Criados há 20 anos, os ransomwares tiram o sono e provocam perdas. O dono da Kaspersky tem uma explicação. "Os cibercriminosos acompanharam a evolução da tecnologia. E mais: há uma grande cooperação entre os cibercriminosos. Cooperação que não existe entre os que têm de se unir para combater as ações dos cibercriminosos", disse.

Fabio Assolini, pesquisador sênior de segurança da Kaspersky, observou ainda que a América Latina terá um 2021 de muitos ataques por conta da digitalização dos serviços públicos. Segundo ele, os governos foram obrigados a embarcar ainda mais rápido na oferta dos serviços digitais, mas os sistemas ainda não são protegidos adequadamente. "Boa parte só parte para a segurança mais efetiva depois de um incidente ou de um ataque que paralisa as atividades, o que não é a política correta", reforça.

No seu estilo despojado, Eugene Kaspersky diz entender o porquê de compliance de segurança ocupar o último lugar da lista de prioridade dos gestores de segurança. Segundo ele, as organizações não gostam de terem normas e regras impostas pelos governos. "Há, sim, uma rejeição a tudo que é obrigatório e possa causar problema", afirma. Mas adverte: a privacidade é uma preocupação global e a empresa que não investir na proteção dos seus dados corre sério risco de ficar fora do jogo.


Justiça do Rio derruba liminar de 2017 que exigia biometria em estádios

Para a 5ª Câmara Cível do TJRJ, não existe norma jurídica que expressamente imponha aos clubes, às federações e às confederações o dever de instalar nos estádios sistema de biometria para controle de acesso.

Abranet: Uma startup vira pó se tiver um vazamento de dados

A segurança e a proteção dos dados é preocupação zero para as empresas nascentes porque quem tiver uma falha, vai desaparecer, advertiu o presidente da Abranet, Eduardo Neger. Segundo ele, credibilidade implica sucesso ou o fracasso no negócio na Internet.

Leis nacionais não garantem segurança a uma rede transnacional como a internet

“Historicamente, a internet não nasceu preocupada com segurança. São adições que estão sendo feitas em voo, como DNSSEC e HTTPS”, diz o presidente do NIC.br, Demi Getschko.

Apenas 32% das empresas brasileiras têm área própria voltada para cibersegurança

Cibersegurança é considerada muito importante para mais de 80% das empresas, mas não é uma prioridade no orçamento para 39%, conforme mostra o Barômetro da Segurança Digital, realizado pela Mastercard. A boa nova é que a maioria enxerga positivamente o impacto da LGPD.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G