22/04/2021 às 11:22
Internet Móvel 3G / 4G


Dish Network terá Open RAN 5G 100% baseado na nuvem da AWS nos EUA
Convergência Digital

A Dish Network, que tem até 2023 para construir uma rede 5G para cobrir 70% da população dos Estados Unidos, vai usar a infraestrutura de nuvem pública da AWS para hospedar a rede Open RAN 5G. É a primeira operadora no mundo a definir esse modelo de atuação. Como a Dish Network não tem legado, a operadora vai construir uma rede RAN 5G aberta 100% baseada na nuvem.

A escolha foi feita, de acordo com a Dish Network, para atender aos clientes corporativos, que terão capacidade de contratar largura de banda de forma mais ágil e fazer o fatiamento da rede (network slicing) por conta da segurança fornecida pelo 5G às redes dedicadas. As empresas também poderão usar aplicativos desenvolvidos exclusivamente para as redes 5G. Segundo ainda a Dish, Las Vegas será a primeira cidade a ter os serviços 5G 100% na nuvem pública.

Para atender a demanda da Dish, a AWS está implantando serviços de computação, armazenamento e banco de dados em sites dedicados em várias cidades dos Estados Unidos, e tem a intenção de fazer implantações reduzidas em sites corporativos. Uma das parcerias é a VMware, com quem a AWS trabalha na construção de um data center definido por software.

O contrato com a Dish Network é inédito para a AWS, mas não é o primeiro em 5G. A provedora tem contratos com a Verizon, para plataforma de computação de borda (edge computing). A Dish Network tem contratos com a Mavenir, Altiostar, Nokia, Netcraker e Amdocs. Os valores não foram revelados, mas a operadora 5G admite que o acerto com a AWS é o maior já realizado.

*fonte: Mobile World Live



Powered by Publique!