Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

França vai obrigar remoção de conteúdo de redes sociais em 1 hora

Convergência Digitalˆ ... 13/05/2020 ... Convergência Digital

Redes sociais e outros provedores de conteúdo online terão que remover conteúdo ligado a pedofilia e terrorismo de suas plataformas em uma hora ou enfrentar multa de até 4% da receita global, segundo uma lei francesa aprovada nesta quarta-feira, 13/5.

    Para outros conteúdos “manifestamente ilícitos”, empresas como o Facebook, Twitter, YouTube e Instagram e Snapchat terão 24 horas para removê-los, de acordo com a lei que estabelece a criação de um promotor digital especializado nos tribunais e um órgão governamental para observar o discurso de ódio online. 

    A ministra da Justiça, Nicole Belloubet, disse ao parlamento que a lei ajudará a reduzir o discurso de ódio online. 

 “As pessoas pensarão duas vezes antes de cruzar a linha vermelha se souberem que há uma alta probabilidade de serem responsabilizadas”, disse ela. 

Os defensores da liberdade de expressão criticaram a lei. 

O grupo online de defesa das liberdades civis La Quadrature du Net (LQDN) afirmou que o legislador deveria ter como alvo os modelos de negócios dos gigantes da internet. 

A entidade disse que não é realista pensar que o conteúdo possa ser retirado em uma hora e que a lei é desnecessária. 

 “Se o site não censurar o conteúdo (por exemplo, porque a denúncia foi enviada durante o final de semana ou à noite), a polícia pode forçar os provedores de serviços da internet a bloquearem o site em toda a França”, afirmou. 

A chefe de assuntos públicos do Twitter da França, Audrey Herblin-Stoop, disse que a empresa seguirá trabalhando com o governo para construir uma internet mais segura e combater o discurso de ódio, enquanto protege uma internet aberta, a liberdade de expressão e a concorrência justa. 

Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa, disse que a lei é “uma violação grave da liberdade de expressão”. 

O Facebook não retornou ligações e emails em busca de comentários, o Google e o Snapchat não estavam imediatamente disponíveis para comentar. 

* Com informações da Reuters


CCT da Câmara quer rediscutir impacto da venda da Telebras no satélite brasileiro

Proposta de debate foi feita pelo deputado Vitor Lippi (PSDB/SP). Parlamentares querem convocar a estatal, o ministério das Comunicações, o TCU e o ministério da Defesa. Contrato com a Viasat será central no debate.

Mapa de Conectividade avalia oferta de banda larga em 27 mil escolas

Desenvolvida pelo NIC.br, ferramenta permite identitificar acesso à internet, redes disponíveis, medições de desempenho e pode chegar às 140 mil escolas estaduais e municipais.

Engenharia social é um risco grave para crianças e adolescentes

A Internet se tornou o ar que respiramos e para os jovens mais ainda e cabe aos pais terem a noção que segurança da informação é educação de base, recomenda o pesquisador de ameaças na Trend Micro e fundador da comunidade Mente Binária, Fernando Mercês.

Toxicidade da Internet: seu filho pode não ser a vítima, mas o agressor

"Tem uma série de regras de educação, valores da família, formas de se comportar que não valem só para o jogo, para a rede social, valem para a vida”, diz a professora e psicoterapeuta, Ivelise Fortim.

Cert.br: Pais aprendam com as crianças a fazer uma Internet Segura

"Vamos ouvir mais do que falar. Os pais precisam fazer os filhos falarem como atuam na Internet. É uma aprendizagem mútua e necessária", recomenda a analista de segurança Miriam von Zuben. 

Mais de 70% das escolas no Brasil assumem casos de cyberbullying

É imperativo que se trate a Internet como um lugar real e que se responsabilize as pessoas pelos seus atos para evitar os ataques, observou a especialista em comportamento e psicopedagoga Érica Alvim.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G