INTERNET

Internet bate recorde e PTT de São Paulo é o maior do mundo em redes interligadas

Convergência Digital* ... 19/03/2020 ... Convergência Digital

Quinto país do mundo em usuários de internet, o Brasil bateu novo recorde de tráfego ao atingir 10 Tbps entre as 21h e 22h da quarta-feira, 18/3. O crescimento dos últimos meses já indicara ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que esse novo pico seria atingido nesta semana, como indicara seu diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento, Milton Kaoru Kashiwakura, ao Convergência Digital. 

Como ele ressalta, os pontos de troca de tráfego do IX.br – são 33 deles espalhados pelo país – vêm registrando forte crescimento. “O IX.br tem registrado um crescimento muito expressivo nos últimos meses. O tráfego agregado cresceu 60% de um ano para cá e segue em expansão. Registrou um aumento de 43% em seis meses, e 25% nos três últimos”, destaca. 

Ele lembra que apesar do novo pico se dar em meio à epidemia de coronavírus e uma certa mudança no padrão de consumo, com as recomendações para que as pessoas não saiam de casa, o crescimento é orgânico e verificado antes da crise da Covid-19. 

“O pico de 10Tb/s eventualmente acontece num momento em que, devido à pandemia do Covid-19, mais pessoas passaram a acessar a Internet para fins como trabalho remoto, estudo a distância, além da busca por entretenimento, como streaming de vídeos e jogos. Esse contexto reforça um marco importante para o IX.br, mas não deve ser visto de forma isolada, pois têm-se observado um crescimento uniforme e significativo na curva de aumento do tráfego Internet nos PTTs.”

Segundo avalia, um dos motivos éo número crescente de provedores conectados aos PTTs do NIC.br – hoje são cerca de 2,5 mil participantes, entre ISPs, operadoras de telecomunicações, provedores de conteúdo, CDNs, redes acadêmicas, de pesquisa, de governo e empresas. O investimento que muitos Sistemas Autônomos têm feito para ampliar sua participação no IX.br também se destaca. 

“O PTT de São Paulo é um hub de conteúdo para a América Latina. Temos cada vez mais empresas estrangeiras e CDNs trocando tráfego no IX.br, além de muitos ASs investindo para ampliar a capacidade instalada”, afirma Kashiwakura. O PTT de São Paulo é o maior do mundo em número de redes interligadas e o terceiro maior considerando-se o tráfego de dados.

Outro fator responsável por impulsionar o tráfego Internet no Brasil é o aquecimento do mercado de streaming de vídeo, com um número maior de empresas atuando no setor e a ampliação da oferta de conteúdo. “A popularização de TVs inteligentes, com conexão à Internet e resolução 4K, também contribui para o aumento do tráfego, já que são equipamentos que consomem mais banda e promovem uma melhor experiência para o consumidor, o que muitas vezes resulta em mais tempo de conexão”, completa o diretor do NIC.br. 

* Com informaçõe do NIC.br

Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Trabalho de filtragem de conteúdo é  feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

MPF: Expor em redes sociais quem descumpre isolamento é obrigação

Em nota técnica, Procuradoria dos Direitos do Cidadão defende ato de denunciar ou expor pessoas que promovem festas, reuniões ou outras atividades temporariamente proibidas.

MPF pede ao Google para tirar do ar vídeo de pastor vendendo feijão como cura da Covid-19

Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, vende por R$ 100 a até R$ 1 mil, sementes de feijão "mágico". 

CGI.br quer uso dos fundos de Telecom para garantir Internet na pandemia

Entidade recomenda a Executivo e Legislativo o uso de fundos setoriais para subsidiar a conectividade dos mais pobres, além de ampliação de infraestrutura e ações que facilitem a instalação de antenas de celular. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G