GOVERNO » Compras Governamentais

Governo prepara compra centralizada de PCs e notebooks para 523 órgãos

Luís Osvaldo Grossmann ... 08/05/2020 ... Convergência Digital

A secretaria de Gestão do Ministério da Economia, que pilota a Central de Compras do governo federal, está com uma consulta pública em aberto do termo de referência para a compra unificada de computadores de mesa e notebooks para todos os órgãos da administração pública. 

Ainda não há quantitativo definido, mas segundo adianta a Central de Compras, a iniciativa busca consolidar em uma única licitação, a ser realizada pelo sistema de Registro de Preços, diversas movimentações dispersas e duplicadas em vários órgãos federais. Contribuições podem ser feitas por meio do portal Participa.br.

“A contratação centralizada de estações de trabalho (dekstops) e equipamentos móveis (notebooks) é motivada pela materialidade em termos do total de gastos previstos para 2020 e da quantidade de iniciativas fragmentadas de aquisição nos diferente Planos Anuais de Contratação (PAC) dos órgãos da administração pública. Consta no PAC 2020 o registro de 1.821 iniciativas distribuídas em 523 órgãos dedicadas à contratação de desktops e notebooks”, aponta. Os "órgãos", no caso, representam as unidades de compra conforme a distribuição pela administração federal. 

Segundo o termo de referência em consulta, a compra conjunta prevê três modelos de desktops e outros três de notebooks, em ambos os casos com processadores Intel Core i3, i5 e i7 ou AMD Ryzen 3, 5 e 7, respectivamente, e monitores de 23 polegadas. 

A ideia é aproveitar a demanda agregada para reduzir preços. “A presente contratação possui um significativo potencial de economia, abarcando a redução dos custos administrativos provenientes da centralização da compra bem como a diminuição do valor unitários dos equipamentos por meio do potencial do ganho de escala, oriundo da quantidade de equipamentos previstos para 2020”. “O grande benefício advém da utilização do poder de compra do Estado brasileiro”, indica a consulta. 

O valor total estimado ainda será consolidado e definido após o fechamento da fase de Intenção de Registro de Preços, em que será possível identificar os órgãos participantes e suas respectivas estimativas. Está prevista, porém, a adesão tardia para contratação de até 200% do quantitativo total.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Governo segue com privatização de Serpro, Dataprev e Telebras para 2021

O secretário de desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, disse que não há mudança de planos do governo Bolsonaro, mesmo com o papel desempenhado pelas estatais de TI na pandemia, e está mantido o plano de vender 12 estatais no ano que vem.

Projetos estratégicos de TIC dependem do ajuste fino entre os 'novos' MCTI e Minicom

No 'novo' MCTI, ficam políticas de inovação, entre elas,  Inteligência Artificial. O Minicom assume a política de Telecom e a radiodifusão.

TSE manda Dataprev parar de usar dados da Justiça Eleitoral para avaliar auxílio emergencial

Pedido foi feito de forma oficial pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Roberto Barroso. A alegação é que os BDs não informam o exercício de mandato eletivo.

Agência Espacial abre edital para lançamentos comerciais na base de Alcântara

AEB é responsável pelas tratativas iniciais com as empresas, nacionais ou estrangeiras, interessadas em utilizar a base brasileira para lançamento de veículos espaciais.

PL quer adiar venda do Serpro, Dataprev, Telebras e outras estatais

Proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, ressalta que o 'períodos de crise são um excelente momento para quem compra e péssimo para quem vende'. Privatizações estão agendadas para junho de 2021. Ideia é adiar as vendas para 12 meses após o fim da pandemia de Covid-19.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G