Home - Convergência Digital

Malware Agent Smith já infectou mais de 75 mil dispositivos no Brasil

Convergência Digital - 30/07/2019

O malware Agent Smith já infectou 75.195 dispositivos Android como smartphones e tablets no Brasil, revela a Check Point Research, divisão de inteligência de ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd. No mundo, mais de 25 milhões de dispositivos já foram infectados por essa nova variável de malware móvel desde a sua descoberta, no começo deste mês de julho.

Embora o Agent Smith não tenha utilizado a PlayStore para se proliferar e ser direcionado principalmente para usuários de idiomas hindi, árabe, russo e indonésio, não se trata de um ataque direcionado a esses países. Foi uma campanha abrangente e que infectou dispositivos em diversos países. O acesso a lojas de terceiros e não oficiais é seu principal vetor de infecção.

Os danos que esses dispositivos infectados podem gerar ao usuário se concentram na área financeira. Neste caso, o Agent Smith está sendo usado para obter ganhos financeiros por meio de anúncios maliciosos. No entanto, ele poderia ser facilmente utilizado para fins muito mais intrusivos e prejudiciais, como o roubo de credenciais bancárias. De fato, devido à sua capacidade de ocultar seu ícone de inicialização e de enganar um usuário se passando por um aplicativo popular qualquer existente em um dispositivo, há inúmeras possibilidades desse tipo de malware danificar o aparelho de um usuário.

A campanha do Agent Smith serve como um lembrete de que o esforço dos desenvolvedores de sistemas, por si só, não é suficiente para criar um ecossistema seguro para o Android. Requer atenção e ação de desenvolvedores de sistemas, fabricantes de dispositivos, desenvolvedores de aplicativos e usuários para que as correções de vulnerabilidades sejam realizadas, distribuídas, adotadas e instaladas a tempo.

Para mais informações sobre o malware Agent Smith, acesse:

https://research.checkpoint.com/agent-smith-a-new-species-of-mobile-malware/

https://blog.checkpoint.com/2019/07/10/agent-smith-android-malware-mobile-phone-hack-virus-google/

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

18/03/2020
Android 11 tem API de conectividade 5G

30/07/2019
Malware Agent Smith já infectou mais de 75 mil dispositivos no Brasil

10/07/2019
Malware sofisticado avança sobre usuários de bancos brasileiros

13/08/2018
Brasil é o alvo para ataques de phishing móveis na AL

16/05/2018
Ataques de ransomware crescem 116% em smartphones Android

06/09/2017
Ransomware para Android cresce 181% em seis meses

21/08/2017
Google lança sistema Android 8.0 com proteção para apps inseguros

17/04/2017
Google vai abrir Android a outros buscadores na Rússia

03/04/2017
Android supera o Windows e vira sistema operacional mais usado no mundo

15/03/2017
Google lança curso para brasileiro de certificação em Android

Destaques
Destaques

Covid-19 fez smartphone virar agência bancária com 41% das transações financeiras

As transações bancárias feitas por pessoas físicas pelos canais digitais foram responsáveis por 74% do total de operações analisadas em abril, revela a Febraban.

Oi Móvel terá um 'único' dono e Oi não se exclui do jogo do 5G

O CEO da Oi, Rodrigo Abreu, descartou a possibilidade de vender a Oi Móvel 'fatiada' para atender aos interessados: Vivo/TIM e Claro. "Sem chance. O ativo será vendido todo", disse. Sobre o 5G, diz que dependendo do modelo de venda, a Oi entra pensando em B2B, IoT e até para ser MVNO.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Uma escolha de Sofia no leilão de 5G

Por Juarez Quadros do Nascimento*

Em um país democrático, como o Brasil, sem análise estratégica, não daria para arriscar em dispor, comercial e tecnologicamente, de “uma cortina de ferro ou uma grande muralha” para restringir fornecedores no mercado de telecomunicações.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site