GESTÃO

Governo regulamenta base única e dispensa autorização expressa para troca de dados sigilosos

Luís Osvaldo Grossmann ... 19/03/2020 ... Convergência Digital

O governo federal publicou nesta quinta, 19/3, o Decreto 10.279/20, que modifica a regulamentação da Lei 13.460/17, que entre outras medidas busca simplificar a relação dos cidadãos com o Estado, especialmente ao proibir órgãos federais de exigirem documentos que já existem em outros entes públicos. 

Especificamente, o novo altera um Decreto anterior (9.094/17) para incluir menção, em seu artigo 2º, de que “os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal que necessitarem de documentos comprobatórios de regularidade da situação de usuários dos serviços públicos, de atestados, de certidões ou de outros documentos comprobatórios que constem em base de dados oficial da administração pública federal deverão obtê-los diretamente do órgão ou da entidade responsável pela base de dados, nos termos do disposto no Decreto nº 10.046, de 9 de outubro de 2019, e não poderão exigi-los dos usuários dos serviços públicos.”

O mencionado Decreto 10.046/19 é aquele que cria o Cadastro Base do Cidadão, facilitando a troca de informações entre órgãos e unifica informações biográficas, biométricas e cadastrais a partir do CPF – ficando de fora apenas os dados da Receita Federal.  Em razoável medida, esse trecho atualiza a regra uma vez que o dispositivo mencionava um Decreto já revogado (8.789/16). Na prática, portanto, é mais um passo para a troca de dados dentro do governo federal. 

Uma segunda mudança vem no artigo seguinte do novo Decreto, que também altera o 9.004/17 para excluir a exigência de a troca de dados sigilosos precisam contar com autorização do cidadão. Assim, alterou a determinação de que “o fornecimento pelo órgão ou pela entidade responsável pela base de dados oficial fica condicionado à autorização expressa do usuário”. 

A nova redação diz que “na hipótese de os documentos a que se refere o art. 2º conterem informações de caráter sigiloso sobre os usuários dos serviços públicos, o fornecimento pelo órgão ou pela entidade responsável pela base de dados oficial deverá ser realizado com observância dos requisitos de segurança da informação e das restrições legais”.

Segundo defende a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, a medida busca facilitar a relação dos brasileiros com o Estado. “Estamos ajustando procedimentos do Poder Público à tecnologia já existente. Em um momento como este, em que vivemos a necessidade ainda maior de aplicar rapidamente ações governamentais, é essencial deixar de exigir a presença do cidadão ou seu comparecimento a órgãos públicos somente para entregar papeis”, afirma o secretário Luis Felipe Monteiro.


Ex-presidente dos Correios assume o ITI

ATUALIZADA - Carlos Roberto Fortner, que comandou a ECT em 2018, como o Convergência Digital antecipou foi nomeado para o cargo. Atual presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Marcelo Buz, se despediu do posto pelas redes sociais. 

Serpro procura imóvel para nova sede em Brasília e espera cortar custo em 30%

Ao pedir ofertas a interessados, estatal indica buscar espaço menor que atual e com capacidade para 700 funcionários. Atualmente são cerca de 1,1 mil. Movimento será repetido nos estados. 

Governo reabre prazo para doações de PCs, notebook e tablets para teletrabalho

Empresas e cidadãos poderão doar equipamentos de informática até 29/5.  Nos últimos dias, mais de 24 desktops foram doados para a prestação de serviços públicos remotos.

BNDES descontinua BNDES Direto 10, voltado para PMEs de TICs

Durante evento da ABES sobre competitividade para o setor, o diretor do banco de fomento para TI, Carlos Azen, calculou que setor de software captou R$ 26 milhões, dos R$ 2 bilhões em financiamentos no primeiro quadrimestre de 2020.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G