Convergência Digital - Home

AWS:75% das aplicações corporativas ainda estão 'dentro de casa'

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 13/05/2020

A migração para a nuvem está acontecendo, mas 75% das aplicações corporativas ainda estão 'dentro de casa', observou o arquiteto de Soluções da AWS, Claudio Shiba, no segundo dia do AWS Initiate Digital Week, realizado nesta quarta, 13/5. O especialista lembra que a nuvem híbrida desponta como a preferida das corporações neste momento de migração de tecnologia.

"No setor público, o cliente é o cidadão que cada vez mais quer tere acesso a serviços pelos canais digitais. A nuvem híbrida acelera a inovação, porque permite aos desenvolvedores priorizar a aplicação, permite uma otimização de custos e abre frente para o uso da nuvem pública", observou Shiba. A Biblioteca da Catalunha, em Barcelona, é um exemplo.

Usuária da AWS, a biblioteca permaneceu on premises, mas contratou o backup e a recuperação de desastre para disponibilizar o conteúdo online para seus alunos. A Biblioteca gera 26Terabytes de informações e registra um crescimento médio de 1 terabyte por mês. "O interesse deles era o de manter a estabilidade de acesso ao conteúdo nos momentos de picos, sem perder a gestão", completa Shiba.

O arquiteto de soluções da AWS admite que a gestão conjunta dos ambientes on premises e na nuvem instiga desafios aos gestores de TI. "Exige um conjunto de habilidades para o uso das melhores ferramentas e uma política de governança para assegurar a segurança das aplicações, mas é um caminho, sim, para rever a arquitetura de Tecnologia", completa o executivo.


Cientista de dados vai muito além de um analista de BI

São os cientistas de dados que têm capacidade de levar milhares de variáveis em consideração para definir a melhor tomada de decisão, pontua Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS.

Destaques
Destaques

Armazenamento por serviço: um mercado em alta com privacidade de dados

IDC prevê que, em 2023, o mundo terá 11,7 ZB de dados armazenados, em comparação aos 5,0 ZB, apurados em 2018.

Metade das empresas no Brasil não confia na própria análise dos dados

Levantamento da Serasa Experian mostra ainda que 42% das companhias brasileiras admitem perder dinheiro com a má qualidade das informações. Má governança é vista como um desafio a ser superado. O mais grave: mais de 70% destão sem estratégia para superar essa etapa.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site