INOVAÇÃO

Governo autoriza BNDES a conceder empréstimos às fintechs

Convergência Digital* ... 27/03/2020 ... Convergência Digital

O Conselho Monetário Nacional disse nesta quinta-feira, 26/03, que as fintechs do país poderão obter financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, uma vez que seus canais de financiamento habituais secaram devido às tensões do mercado relacionadas ao coronavírus. 

A autoridade também disse que as fintechs poderão emitir cartões de crédito como uma fonte alternativa de receita. E que agora os fundos de private equity poderão controlar as fintechs que trabalham como sociedades de crédito direto, mas apenas indiretamente. Tradicionalmente, o Banco Central coloca restrições à possibilidade dos fundos de private equity comprarem instituições financeiras. 

Fintechs brasileiras normalmente financiam seus negócios principalmente por meio de acordos de securitização no mercado de capitais. Mas a fuga dos investidores em meio à pandemia de coronavírus bloqueou principalmente esses canais. 

“O crédito secou abruptamente para as fintechs. Então, esperamos que as novas regras levem a uma volta a normalidade”, disse à agência Reuters o presidente da ABCD, associação que reúne empresas de crédito digital, Rafael Pereira.

Em um comunicado, o conselho monetário disse que as fintechs são capazes de alcançar pequenos empresários, mesmo indivíduos sem banco, e podem ajudar o governo a implementar políticas públicas. Não especificou quais serviços as fintechs podem fornecer em parceria com o governo.

* Com informações da Reuters


Cloud Computing
Covid-19: Em três meses, governo brasileiro fez mais pelo digital do que em 2019

“As diferentes organizações estão acelerando mais nos últimos três meses do que em todo o último ano”, aponta o diretor de setor público da Amazon Web Services (AWS) para a América Latina, Canadá e Caribe, Jeff Kratz. 


Indústria de semicondutores reage à liquidação da Ceitec

Em nota, associação nacional do setor indica “preocupação” com a medida. “Liquidação distanciará ainda mais o Brasil do conhecimento de ponta.”

OBr.Global promove bootcamps Live sobre empreendedorismo

Aceleradora, especializada em internacionalização das empresas, ensinará técnicas adotadas no Vale do Silício, nos EUA.

Política de informática foi feita para o hardware, mas deu certo com o software

Para Sílvio Meira, a estratégia que o Brasil quer desenhar para Inteligência Artificial precisa desafiar à produção nacional para trazer os resultados pretendidos.

Open Banking faz XP ir às compras no Brasil

XP anunciou a aquisição de participação majoritária na fintech Fliper, responsável, hoje, por mapear R$ 7 bilhões lem investimentos na sua plataforma.

Software livre venceu e desapareceu. Agora tudo é serviço.

Como lembrou o cientista e professor Sílvio Meira, ao participar do Convergência Digital em Pauta, até o Windows passou a rodar sobre fundação Linux.  O mundo, hoje, é de quem tem o serviço como diferencial de concorrência.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G