Clicky

INCLUSÃO DIGITAL

Wiki Telecom expande rede DWDM em 500 km na região Nordeste

Convergência Digital* ... 25/06/2020 ... Convergência Digital

A Wiki Telecom, empresa maranhense com 10 anos de atuação no mercado de internet na região Nordeste, expandiu sua base de clientes, melhorou seus SLAs em médias de 80% a 95% e projeta expandir seu faturamento em 30%. Tudo em função de uma recente ampliação de sua infraestrutura de rede DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing), que garante taxas de transmissão múltiplas de 100 Gb/s, em um projeto que cobriu aproximadamente 500 km e foi realizado com equipamentos Parks.

O trabalho envolveu a instalação de transponders, amplificadores ópticos e multiplexadores ligados ao longo de 6 POPs. Com a expansão da rede, o novo trecho garante transmissões múltiplas de 100 Gbps, partindo de Santa Inês, região central do Maranhão, até Imperatriz, cidade no sul do estado. Além disso, a solução conta com um software completo que garante uma gestão abrangente de todos os elementos ativos da rede.

O CEO da Wiki Telecom, Paulo Bayma, afirma que, com a ampliação - que foi realizada em menos de um mês – a empresa supriu a demanda reprimida de clientes corporativos do sul do Maranhão, além de aumentar a redundância para sua rede na região, com uma rota adicional. "Com a nova rota, poderemos conectar nosso backbone e clientes, de Imperatriz a Fortaleza", destaca Michel Neves, Gerente de Tecnologia da Wiki. ""Com a nova estrutura, esperamos um aumento de 30% em nossa receita", complementa o CEO Paulo Bayma.

O executivo também destaca que o acompanhamento da equipe de especialistas da Parks ao longo de todo o projeto é um diferencial. "Contamos com o melhor suporte que poderíamos ter", afirma Bayma, complementando que a empresa passou por grandes expansões, recentemente, realizando também projetos com outros fornecedores que, no total, totalizaram mais de 3 mil novos quilômetros de redes ópticas iluminadas no Maranhão, Piauí e Ceará, além do Pará, na região Norte.


Carreira
Sercomtel faz PDV para enxugar metade do quadro de funcionários

Colaboradores interessados poderão aderir à proposta até o dia 2 de fevereiro. Atualmente, a empresa tem cerca de 450 funcionários. A operadora foi comprada por R$ 130 milhões pelo fundo Bordeaux, o mesmo que também adquiriu a Copel Telecom.

Governo anuncia lançamento de cabo submarino entre Brasil e Europa

O cabo ligará Fortaleza a Sines, em Portugal, anunciou o ministro das Comunicações, Fabio Faria. A obra será feita pela EllaLink, que promete uma estrutura capaz de proporcionar um tráfego de dados a 72 Terabits por segundo (Tbps) e latência de 60 milissegundos. Serão lançados 6 mil quilômetros de cabos submarinos.

Em um Brasil desigual, governo digital tem de servir para todos

Como destaca o professor Silvio Meira, no Brasil onde a desigualdade aumenta, “a gente vai ter que ser muito competente para desenhar serviços que possam ser usados realmente por todo mundo e não só por quem tem acesso à conectividade".

Treze anos depois, Congresso aprova uso do Fust para inclusão digital

Texto permite uso dos recursos, cerca de R$ 1 bilhão por ano, por serviços no regime privado, como a oferta de banda larga. Mas como ressaltado na votação, como não é impositivo, haverá conflito com a PEC dos Fundos. 

Brasil tem desempenho pífio em ranking global de educação digital em cibersegurança

Levantamento mostra o País em 42º entre 50 pesquisados e avalia nível de conhecimento atual sobre risco cibernético e a relevância das iniciativas para promover educação e treinamento. 

Apenas 16% dos empregados em teletrabalho tiveram Internet paga pelos patrões

Nova pesquisa TIC Covid, do Cetic.br, reforça que a alternativa do home office se deu predominantemente entre os mais ricos e escolarizado. Apenas 20% dos patrões ofereceram aplicações de segurança.

Desigualdade econômica acentua exclusão digital do campo no Brasil

Estudo mostra que na região, 77 milhões de pessoas não tem acesso à internet. No Brasil, que puxa os índices agregados para cima, diferença é gritante entre grandes e pequenas propriedades. Levantamento mostra que 244 milhões de pessoas na AL não têm acesso à Internet.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G