Clicky

GOVERNO

Justiça manda Dataprev e Caixa mudarem sistema do Auxílio Emergencial

Convergência Digital* ... 13/07/2020 ... Convergência Digital

Após ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Defensoria Pública da União (DPU) em Alagoas, a Justiça Federal concedeu liminar que obriga a União, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e a Caixa Econômica Federal a corrigirem irregularidades no processo de concessão do auxílio emergencial. A liminar atendeu parcialmente os pedidos da ação conjunta e determina que as rés realizem ajustes urgentes no processo de análise do benefício.

Entre as medidas da liminar, fica proibida a aplicação do Art. 3º, inciso II, segunda parte, da Portaria nº 351/20 do Ministério da Cidadania, em que se exige, como critério ao recebimento do auxílio emergencial, não possuir renda nos últimos três meses identificada no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), norma que, no entendimento do MPF e da DPU, possui vício de legalidade.

A decisão da 1ª Vara Federal de Alagoas também obriga a União, a Dataprev e a Caixa a incluir no sistema autorização para que a chefe de família (mulher provedora de família monoparental), que tenha recebido uma cota no valor de R$ 600 - por meio de inscrição do Bolsa Família ou CadÚnico -, possa complementar o pedido de mais uma cota.

Para os casos decorrentes de suposta ocupação de mandato eletivo, o sistema deverá considerar, para fins de negativa, o banco de dados atualizados do TSE - eleição federal de 2018.

Parte dos pedidos da ação não foram apreciados na decisão liminar por se tratarem de questões que fizeram parte de um acordo com validade para todo território nacional. O documento foi assinado e homologado no âmbito de uma ação movida pelo MPF e DPU na Justiça Federal de Minas Gerais (MG) que também visava a obtenção de ajustes no procedimento de análise de requerimentos administrativos relativos ao auxílio emergencial instituído pela Lei nº 13.982/2020, assim como no processo administrativo de concessão e de pagamento do benefício.

* Com informações do MPF


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Consumidor.gov.br: serviço público ao cidadão na Internet é um dos cases do 5x5 TecSummit

Com mais de 2 milhões de usuários ativos e 850 empresas cadastradas, o portal Consumidor.gov.br projeta a integração com as agências reguladoras. O coordenador geral substituto, Cristiano Mendes Rodrigues, é convidado do 5x5 TecSummit, e vai falar no dia 07 de dezembro.

Cadastrão de dados do governo afronta a LGPD e precisa ser revisto

“Embora o compartilhamento de dados seja muito útil à máquina pública, não vai funcionar sem anteparos que protejam contra abusos”, aponta o advogado, professor e representante da Câmara ao Conselho Nacional de Proteção de Dados, Danilo Doneda.

Depois do BB, Banrisul é segundo banco a aderir ao login único do governo federal

Adesão viabiliza que os 4 milhões de clientes do banco gaúcho usem o mesmo login e senha que já utilizam na instituição financeira para acessar serviços públicos no portal Gov.br.

PF envolve Ceitec em suspeita de propina um dia depois de TCU receber documentos contra fechamento

Operação investiga superfaturamento em compras por dispensa de licitação. Servidores defendem investigação, mas apontam coincidência com denúncias de irregularidades na desestatização. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G