TELECOM

Huawei: 5G entrega uma experiência transformadora aos consumidores

Por Roberta Prescott e Carlos Afonso ... 31/10/2019 ... Convergência Digital

As redes 5G estão vindo mais rapidamente do que a indústria esperava, com aparelhos mais acessíveis, espectro sendo alocado e prestadoras de serviços de telecomunicações lançando serviços baseados na nova geração da telefonia móvel, destacou Sun Baocheng, presidente da área de Telecom na Huawei, durante sua apresentação no Futurecom 2019, realizado de 28 a 31 de outubro, em São Paulo. O executivo apontou que cerca de 70 países vão disponibilizar espectro para 5G até 2021 e que a Coreia do Sul tem sido pioneira na adoção de 5G, enquanto a China está com implantação em larga escala e a Europa está correndo para lançar serviços.

"A Huawei está liderando os lançamentos globais, com 56 operadoras tendo implantado redes 5G", afirmou. Citando fontes diversas, ele apontou que o 5G terá 1,57 bilhão de usuários em 2025, 480 milhões de casas passadas com FWA e colocará US$ 289 bilhões de contribuições líquidas ao Produto Interno Bruto (PIB). "O 5G entrega uma experiência transformadora para os consumidores e, por isto, os clientes estão dispostos a pagar mais às operadoras", afirmou.

De fato, como o executivo sinalizou, as redes 5G vão redefinir modelos de negócios para o consumidor final, sendo capazes de entregar mais métricas de monetização e pacotes mais atraentes de serviços. Para o mercado corporativo (B2B, na sigla em inglês), Sun Baocheng disse que haverá modelos de negócios mais flexíveis, com monetização das conexões e com 5G ativando ganhos de produtividade.

Em entrevista em vídeo à CDTV, Sun Baocheng enfatizou que a chegada de 5G vai prover conexões mais rápidas e com menos latência, proporcionando a criação de modelos de negócio que hoje não são possíveis. Assista à íntegra da entrevista.


Internet Móvel 3G 4G
TIM fecha acordo global com Nokia por IoT corporativa

Operadora é a primeira da América Latina a contratar a solução WING (Worldwide IoT Network Grid) da fabricante finlandesa. Agronegócios e indústria automativa são os alvos preferenciais numa primeira etapa. O valor do contrato não foi revelado pelas partes.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Rodrigo Abreu assume a presidência da Oi em 31 de janeiro

Executivo teve o nome confirmado pelo Conselho de Administração. Abreu já presidiu a TIM e, agora, tem o desafio de fazer a Oi sair da recuperação judicial.

Oi diz que teve prejuízo com o que Lava Jato chama de favorecimento

Em comunicado, operadora lista compra da Brasil Telecom e fusão com a Portugal Telecom entre as causas que resultaram no pedido de recuperação judicial. 

Globo e Netflix se unem contra streaming na Lei da TV Paga

Debate realizado na Câmara federal mostra que há muitas divergências sobre a questão entre os atores do ecossistema sobre a Internet ser ou não enquadrada na Lei do SeAC.

STF suspende lei de Pernambuco que proibia teles de vender SVA associado a telecom

Segundo o ministro Celso de Mello, além de compartilharem as mesmas infraestruturas físicas de suporte, os serviços de valor adicionado integram o processo de convergência tecnológica.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G