Home - Convergência Digital

5G Americas diz que Covid-19 reforça revisão das políticas de conectividade na América Latina

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 19/05/2020

A pandemia da Covid-19 forçou os governos da América Latina a ajustarem suas abordagens para manter a conectividade dos habitantes. Em debate promovido pela 5G Americas, especialistas recomendaram a revisão de impostos como forma de incentivar a infraestrutura e os serviços digitais. Para eles, a isenção de tributos como forma de deixar esses serviços mais acessíveis de forma a garantir maior adoção pelas populações mais pobres.

A conversa mediada pela entidade destacou a importância da indústria das telecomunicações, a necessidade de incentivar a cobertura de infraestrutura e os serviços digitais, assim como implementar melhorias na disponibilidade de informação estatística do setor que permita identificar as áreas que precisam de maior investimento em novas tecnologias.

No debate, os especialistas ressaltaram que a indústria das telecomunicações setá reagindo de diversas maneiras em seus esforços para manter conectados seus usuários. A conectividade, reforçaram todos, vai além da provisão de serviços de teletrabalho ou tele-educação, é uma ferramenta que pode significar a diferença entre a vida e a morte de distintas pessoas, entre o se contagiar com a Covid-19 e o receber notícias atualizadas que viabilizam uma melhor convivência enquanto dure o estado de emergência.

Foi unânime a defesa por uma política de transparência de dados mais efetiva no setor, afim de alcançar dados mais fidedignos para que os Estados possam desenvolver políticas públicas eficientes. Os especialistas pediram ainda uma  maior colaboração entre os setores produtivos para que se possa criar uma nova era digital.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

04/06/2020
Covid-19: recuperação das empresas está mais lenta e pode levar até 11 meses

04/06/2020
Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

04/06/2020
TelComp: roubos de cabos, fibras e equipamentos não deram trégua na pandemia

04/06/2020
Justiça decide que home office tem jornada e implica pagamento de horas extras

03/06/2020
Covid-19: 70% das empresas da indústria eletroeletrônica não reduziram pessoal

03/06/2020
Federal de Goiás desenvolve teste rápido para Covid-19 com microchip descartável

01/06/2020
Empresa de registro de jornada à distância cresce 20% com Covid-19

01/06/2020
Teletrabalho atinge 51% do serviço público federal

01/06/2020
Latinos desconfiam de censura em dados sobre a Covid-19

29/05/2020
Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

Destaques
Destaques

Leilão 5G: TIM e Claro defendem adiamento. Vivo adverte para momento incerto

TIM e Claro se posicionam claramente contra a realização do leilão ainda em 2020. A Vivo se mostra mais cautelosa, mas admite que está tudo muito nebuloso por conta da economia e da pandemia de Covid-19. Todas asseguram que o momento ainda é de muito investimento no 4G e no 4,5G.

Operadoras pedem que edital do 5G traga compromissos na nova tecnologia

Mas Anatel lembra que reduzir preço das frequências para exigir investimentos que o mercado já faria naturalmente não faz sentido na licitação. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Para além da guerra da saúde pública, não adiem o leilão do 5G

Por Juarez Quadros do Nascimento*

O setor de telecomunicações tem suportado a sobrecarga derivada da pandemia de Covid-19. Mas, reforcem essas redes com tecnologia mais avançada para prover serviços de baixa latência. Dessa forma, não se postergue o leilão das redes ditas de quinta geração (5G) e atenção à segurança cibernética.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site