NEGÓCIOS

Governo estabelece programa para expandir exportação de serviços de TICs

Convergência Digital ... 03/06/2019 ... Convergência Digital

Para ampliar a exportação de serviços de TIC - uma vez que os dados do Brasil são bem incipientes e apenas cinco estados concentram 97% das exportações de serviços de TICs - São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais - foi criado o projeto Rota da TIC, que faz parte do programa Rotas de Integração Nacional, iniciativa do Governo Federal e do MDR (Ministério de Desenvolvimento Regional). O programa faz parte da PNDR (Política Nacional de Desenvolvimento Regional).

André Rafael Costa e Silva, Coordenador do Rota da TIC, diz que o objetivo principal do projeto é promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das Regiões brasileiras, por meio do fortalecimento dos arranjos produtivos do setor de TIC. Foram escolhidos quatro Polos Prioritários de atuação: Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal; Paraíba; Paraná; e Região Metropolitana de Recife. De acordo com o coordenador, essas áreas foram escolhidas como prioridade devido aos APLs (Arranjos Produtivos Locais) de TIC, constantes nas Regiões prioritárias para as Políticas Nacionais de Desenvolvimento Regional (PNDR) e de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

“No caso do Paraná, em razão da parte do território que está na faixa de fronteira. No caso da RIDE-DF, por causa do papel do Ministério de Desenvolvimento Regional no conselho administrativo dessa região. No caso da Paraíba, em razão de Campina Grande estar na região do semiárido. E da Região Metropolitana de Recife, por estar inserida no contexto do Nordeste e da Amazônia Azul”, afirma.

A Assespro é um dos parceiros técnicos no projeto ao lado da Softex, Embrapii e Nic.BR. No Paraná, a Assespro-PR está atuando com o MDR e com o Governo do Estado do Paraná no mapeamento das principais empresas e instituições do estado que podem contribuir para construção e sustentação de uma estratégia de ação compartilhada para o setor de TIC. André Rafael conta que, no início, a ideia era operar apenas em Foz do Iguaçu - conforme foi antecipado ao Convergência Digital durante o My Innova Summit, realizado pela Assespro/PR, no ano passado - mas isso mudou e o projeto será ampliado. Segundo ele, a Assespro-PR mostrou o trabalho ímpar que vem sendo realizado na esfera da governança integrada dos seis APLs de TIC do Paraná.


Cloud Computing
Serpro vai oferecer Dados como Serviço ao Comando da Aeronáutica

Valor do serviço é de R$ 402 mil e tem validade de um ano e consiste na extração de dados brutos dos sistemas a serem compartilhados entre órgãos e entidades do Governo Federal.

Assespro promove o Censo do setor de TI edição 2019

Entidade conta com a colaboração das empresas do segmento para formular estratégias de desenvolvimento de novos negócios.

Brasil vai investir R$ 37,2 bilhões em TICs em 2020

Incertezas políticas e o baixo crescimento econômico não estão freando os aportes em TICs na América Latina e no Brasil, assegura a consultoria IDC. Maior parte dos aportes será feito em cloud, analytics, mobilidade e empreendimento social.

IBM: "Estamos sempre olhando para ativos no Brasil e no mundo"

"Qualquer aquisição passa pela autorização da matriz. Mas empresas interessantes são sempre analisadas", afirmou o presidente da IBM Brasil, Tonny Martins, ao ser indagado sobre a privatização das estatais de TI, Serpro e Dataprev, anunciada pelo Governo Bolsonaro.

TJ/SP autoriza Banco do Brasil a fechar contas-corrente da Mercado Bitcoin

Tribunal entendeu que não houve abuso de direito, nem indícios de violação à legislação concorrencial ou mesmo de ofensa à boa-fé por parte da instituição financeira com a corretora de criptomoedas.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G