Convergência Digital - Home

Edge Computing e 5G: Dell e AT&T enfrentam IBM/ Red Hat

Convergência Digital
Convergência Digital - 03/02/2020

A Dell Technologies e a AT&T anunciam uma aliança para explorar áreas-chave da tecnologia para desenvolverem infraestrutura aberta para a nova geração de Edge Copmputing (computação de borda). Essa infraestrutura é necessária aos provedores de serviços para fornecimento de suporte às oportunidades de serviços no universo 5G orientado por nuvem.

Faz parte do contexto da aliança das empresas:

·Alinhamento de visão geral de desagregação de rede e aceleração de implantação de infraestrutura aberta e AT&T Network Cloud usando o Airship – conjunto de ferramentas de código aberto unidas e interoperáveis, que automatizam  declaradamente o provisionamento em nuvem e o gerenciamento do ciclo de vida, utilizando contêineres como a unidade de entrega de software.

·Catalisar a comunidade mais ampla do Airship para acelerar a sua versão 2.0, oferecendo agregador simplificado das melhores tecnologias abertas para implementar e gerenciar ambientes de Kubernetes e software de nuvem.

·Aprimorar e desenvolver esforços adicionais de código aberto, incluindo Metal3-io e OpenStack Ironic, além de integrar a API Kubernetes Cluster.

·Oferecer recursos de automação de código aberto empilhável, na infraestrutura de rede e armazenamento da Dell Technologies.

As companhias destacam que o 5G não é apenas uma evolução do 4G. O 5G exige uma transformação intensa e novas arquiteturas distribuídas que usam infraestrutura definida por software, desagregada e aberta para automatizar a entregar o gerenciamento de serviços móveis e nova telemetria orientada por análises para garantir níveis consistentes de serviços.

Para aproveitar as novas oportunidades de negócios que a computação de borda e o 5G criarão, os provedores de serviços de comunicação precisam de arquiteturas padrão do setor abertas, validadas e combinadas com SDN (Software-Defined Networking, rede definida por software), NFV (Network Functions Virtualization, virtualização de funções de rede) aplicativos nativos da nuvem e MEC (Multi-access Edge Computing, computação de borda de vários acessos).

“A Dell Technologies está trabalhando com a AT&T para combinar as melhores práticas de nosso setor de telecomunicações conjuntas com décadas de experiência em transformação de datacenter para ajudar os provedores de serviços a lançarem rapidamente novos tipos de serviços experimentais de borda e 5G", afirma Kevin Shatzkamer, vice-presidente de Soluções de provedores de serviços da Dell Technologies. “A adição da Dell Technologies à comunidade Airship reafirma a crescente confiança e investimento do setor no modelo de infraestrutura aberta", acrescentou Amy Wheelus, vice-presidente, AT&T Network Cloud.


Destaques
Destaques

Brasil investe menos que o mundo em proteção de dados na nuvem

No País, 56% das empresas alocaram verba em novas soluções para lidar com a proteção de dados em nuvem nos próximos 12 meses. No mundo, esse percentual está em 70%.

Prefeitura do Rio e TIM fecham parceria por big data no combate ao Covid-19

Informações coletadas vão auxiliar no controle do vírus, já que permitem implantar medidas que facilitem a tomada de decisões. Plataforma já foi utilizada na Copa do Mundo de 2014 e usa apenas dados anonimizados.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como gerenciar o caos da estratégia multicloud

Por Ivan Marzariolli*

Os gestores precisam de uma solução para atenuar os riscos de uma arquitetura multicloud e desafios operacionais, o que pode inclusive melhorar o compliance, a precisão e as necessidades de DevOps e SecOps, reduzindo o estresse na equipe de TI.

Segurança em nuvem na era da LGPD

Por Raul Leite*

Quando falamos de proteção da nuvem, as organizações devem ter em mente uma série de estratégias. A começar pela escolha minuciosa do provedor de serviços, que precisa estar preparado para os novos compromissos de privacidade. Também é necessário certificar se o armazenamento dos dados é feito de modo criptografado quando necessário pelo nível de sigilo da categorização de um dado.



Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site