Clicky

INTERNET

Com disparada das vendas online, Mercado Livre também amplia estrutura no Brasil

Convergência Digital* ... 12/11/2020 ... Convergência Digital

O Mercado Livre anunciou nesta quinta-feira, 12/11, a abertura de cinco novos centros logísticos no Brasil, enquanto reforça sua estrutura após um salto do comércio eletrônico no país na esteira da pandemia da Covid-19.

A companhia terá três novos galpões em São Paulo (dois em Cajamar e um em Guarulhos), um em Governador Celso Ramos (SC) e outro em Extrema (MG). As novas instalações elevam de três para oito o total de centros logísticos do Mercado Livre no Brasil, que responde por 55% das receitas totais da companhia com sede na Argentina.

Das cinco novas unidades, que entram em operação entre este mês e o começo de 2021, quatro, serão da modalidade “fulfillment”, com o estoque dos vendedores todo gerenciado pelo Mercado Livre, do armazenamento até a entrega. A empresa prefere centralizar todo o processo para ganhar mais produtividade.

As novas unidades, que estão dentro do plano de investimento de R$ 4 bilhões no país para 2020, agregam 340 mil metros quadrados à malha logística da companhia, que atingirá mais de 600 mil metros quadrados. A expectativa é de que elas criem 13,5 mil empregos diretos.

“Isso vai nos ajudar a ampliar o volume de entregas que fazemos em até dois dias no país”, disse o presidente-executivo do Mercado Livre, Marcos Galperin, em entrevista à Reuters.

O anúncio sublinha a crescente aposta de grandes empresas de comércio eletrônico no Brasil de concentrar todo o processo de coleta e entrega de encomendas de forma a ficarem menos dependentes de terceiros, como os Correios.

Na segunda-feira, a gigante norte-americana Amazon anunciou a abertura de mais três centros logísticos no Brasil, reforçando posição no país onde o comércio eletrônico teve grande impulso na esteira da pandemia da Covid-19.

O Magazine Luiza abriu mais 81 lojas apenas no terceiro trimestre, apostando na integração de sua estrutura, já que muitos clientes usam pontos físicos para recolherem os pedidos feitos de forma online.

O próprio Mercado Livre anunciou na semana passada que passou a ter uma frota própria com quatro aviões para entregas de suas encomendas, também como parte do esforço para conseguir entregar ao menos 80% das encomendas em até 48 horas. A empresa também tem 600 carretas e 10 mil vans.

“Estamos tendo despesas menores com entregas, inclusive com questões ligadas à segurança, e ganhando produtividade”, disse Galperin.

Os anúncios de robustos investimentos em logística revelam a aposta desses e de outros competidores de que a participação do comércio eletrônico no país, que subiu de 5% para 11% das vendas no varejo, continuará avançando, mesmo com o relaxamento do isolamento social, a exemplo de geografias como América do Norte e China, onde esse percentual supera 20% do total.

* Com informações da Reuters

Revista Abranet 32 . set-nov 2020
Veja a Revista Abranet nº 31
O ano de 2020 marca os 25 anos da internet comercial no Brasil e confirma que ela é fundamental para a economia e a vida cotidiana. PIX, Wi-Fi 6, LGPD, white spaces, numeração para SCM... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

LGPD: Passou da hora de as empresas contratarem seus DPOs

A adverência é feita pela advogada especializada em direito digital, Patrícia Peck. "Não basta arrumar a casa para estar protegido. A falta de uma liderença para cuidar da LGPD é um erro grave", pontuou.

ISPs vão massificar o Wi-Fi 6 no Brasil

Diretor da Associação Brasileira de Internet, Evair Galhardo, sustenta que 5G e Wi-Fi 6 são complementares, mas admite que por ser usada em faixa não licenciada, o Wi-Fi 6 vai se multiplicar muito mais rápido no País.

Para PGR, TV paga pela internet não exige cotas nem canais obrigatórios

Em ação de produtores independentes, Augusto Aras sustenta que STF não pode modificar interpretação técnica da Anatel de que a Lei do Seac não se estende à internet. 

NIC.br completa 15 anos com mais de 4,5 milhões de domínios registrados

"Somos um dos maiores registros do mundo e seguimos numa operação muito sólida", comemora Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br e um dos pioneiros da Internet no Brasil.

STJ: É possível responsabilizar Google por postagem no Orkut anterior ao Marco Civil

Em caso ocorrido antes da vigência da Lei 12.965/14, o Superior Tribunal de Justiça considera ser válida notificação extrajudicial para remoção de conteúdo, em caso que pede indenização por dano moral. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G