SEGURANÇA

Brasil despenca 17 posições em ranking global de Segurança Cibernética

Ana Paula Lobo* ... 03/03/2020 ... Convergência Digital

O Brasil despencou 17 posições no ranking global de segurança cibernética, um estudo feito com 76 países, pela Comparatech. O país estava na 30ª posição no ranking em 2019 e, agora, aparece na 13ª posição, ficando atrás apenas de países como Argélia, Síria, Irã, Turquia e Egito. O Brasil é apontado como o pior país da América Latina na parte de controle da segurança cibernética.

O levantamento levou em conta taxas de infecção por malware, ataques de malware financeiro, preparação para ataques cibernéticos e legislação de segurança cibernética. O estudo mostra que o índice de infecção por malware no Brasil chegou a 10,53% e o número de PCs infectados chegou a 11,40%. Os ataques de porta Telnet a dispositivos conectados ficaram em 8,56%. Numa comparação com a Dinamarca, o país mais bem preparado do ranking, esses ataques a dispositivos ficaram em 0,05%.

O estudo da Comparatech mostra ainda que o Irã é o país com maior porcentagem de infecções por malware móvel, com 52,68%. A Bielorrússia é o país com maior número de ataques financeiros de malware, 2,9%. A Tunísia aparece como o país com maior porcentagem de infecções por malware de computador, com 23,26%. Já a China tem destaque na maior porcentagem de ataques por porta telnet, por país de origem, com 13,78%.

O Japão perdeu espaço para a Dinamarca e caiu quatro posições. Já a Dinamarca deu um salto e 'roubou' a posição do Japão, mesmo sem ter leis específicas para crimes cibernéticos. Suécia, Alemanha e Irlanda também tiveram melhora no desempenho. Já França, Canadá e Estados Unidos saíram do top 5 dos países mais seguros ciberneticamente. Os Estados Unidos despencaram para a décima posição com maior número de infecções por malware e ataques Telnet.



Prejuízo médio com violação de dados sobe para R$ 5,8 milhões no Brasil

Estudo da IBM mostra que o aumento no valor foi de 10,5% em relação a 2019. O levantamento traz uma advertência: aumentou o prazo para contenção do vazamento nas empresas para 115 dias. Credenciais roubadas ou nuvens com configurações incorretas foram as brechas para as invasões.

Segurança digital faz Oi ultrapassar a marca de 125 mil elementos monitorados em SOCs

SOCs, localizados no Rio de Janeiro e São Paulo, dão suporte à jornada digital de clientes públicos e privados e registrou um crescimento de 132% nas vendas de serviços gerenciados voltados à transformação digital.

PGFN alerta que é alvo de tentativa de fraude

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional informa que nunca entra em contato para pedir doações ou para tratar de questões como pagamento de benefícios e auxílios ou restituição e resgate de valores.

Por Covid-19, biometria é excluída das eleições 2020 pelo TSE

Decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, em função do risco de contágio da Covid-19. Os leitores lde impressões digitais não podem ser higienizados a cada utilização, o que seria um risco considerável.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G