Convergência Digital - Home

FGV oferece curso online gratuito de Ciências de Dados

Convergência Digital
Da redação - 22/05/2020

A Fundação Getulio Vargas (FGV) está oferecendo o curso on-line de Introdução à Ciência de Dados durante o período de distanciamento social. Com duração de 60 horas, as aulas serão baseadas em uma bibliografia sugerida, em língua inglesa, com os principais conteúdos em data science da atualidade.

Parte desse material é aberto, mas há itens de acesso restrito e, nesses casos, os participantes deverão arcar com custos dos direitos autorais das obras que subsidiam os estudos. As inscrições podem ser feitas na página do curso e não há processo seletivo para acessar o conteúdo.

Serão disponibilizadas videoaulas gravadas no estúdio da instituição, com exercícios comentados e com a indicação de acesso a outros materiais multimídia que envolvem o tema.

Ao final de seis módulos, os alunos poderão realizar um pós-teste com 10 questões e, atingindo 70% ou mais de êxito, terão direito a imprimir uma declaração de participação.

De acordo com a FGV, os módulos devem traçar um panorama da ciência de dados e as aulas podem ser acompanhadas por pessoas que não tenham profundos conhecimentos de programação, matemática ou estatística.

“O nosso curso apresentará conceitos, estudos de caso reais e aplicações distintas. A ciência de dados está presente na gestão de grandes empresas, bancos e até mesmo nas ações de combate ao coronavírus", destaca Jorge Poco, coordenador do curso e professor da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp).

Segundo a instituição, a formação é voltada a profissionais de áreas de tecnologia correlatas que tenham interesse em conhecer um pouco mais dessa carreira, além de estudantes de ensino superior que desejam conhecer as principais etapas e aplicações da área, que engloba big data.

No total, a instituição está oferecendo 86 cursos gratuitos no período da pandemia, incluindo Fundamentos da Gestão de TI e Impacto da TI nos negócios, ambos com duração de cinco horas. A lista completa pode ser encontrada no site da FGV.


Ministério da Justiça escolheu nuvem da Oracle para atender ao consumidor

"A nuvem nos abre um novo catálogo de possibilidades para serviços", afirma o coordenador geral de infraestrutura e serviços do Ministério da Justiça, Leonardo Greco. Serviço consumidor.gov.br migrou para a Oracle no final de maio.

CSU avança de empresa de BPO para uma companhia de tecnologia

Com diferentes atividades, entre elas, processamento de transações eletrônicas de meios de pagamento e serviços de relacionamento com clientes, a CSU contratou o NICE Nexidia para melhorar os resultados dos negócios com uma abordagem consultiva e analítica.

Desafio nacional: identificar os dados efetivamente valiosos ao negócio

Pesquisa da IDC mostra que quase a metade companhias pesquisadas no Brasil admitiu ter dificuldade para encontrar talentos e recursos responsáveis pelas análises das informações.

Destaques
Destaques

Quase metade das empresas vai investir em edge computing na América Latina

Pesquisa da IDC Brasil, realizada para a Oi Soluções, revela ainda que 66% das empresas deverão ativar digitalmente seus modelos operacionais e terão o trabalho remoto incluído de forma permanente em suas políticas de recursos humanos.

Eletrobras contrata Analytics para acelerar jornada digital

Estatal, responsável por 1/3 da capacidade elétrica do Brasil, quer usar os dados para manter as melhores práticas de governança e investir em IoT, chatbots e robôs.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como controlar os gastos em nuvem pública?

Por Srinivasa Raghavan*

Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.

O caminho da cibersegurança passa pela nuvem

Por Felipe Canale*

Com organizações cada vez mais distribuídas, manter dispositivos em todos os locais ou usar produtos diferentes para trabalhadores remotos cria inúmeras brechas de segurança, além de custar muito e sobrecarregar os recursos de TI.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site