Clicky

Convergência Digital - Home

Serpro vai comprar ferramenta em nuvem para análise de mídias sociais

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 23/09/2020

O Serviço Federal de Processamento de Dados, Serpro, abriu nesta quarta, 23/9, um edital para contratar, sob demanda, serviço de análise de mídias sociais, fornecido em plataforma de computação em nuvem na modalidade de software como serviço (SaaS). O pregão eletrônico está marcado para 7/10. 

Segundo o edital, a eventual contratada deve fornecer toda Plataforma de Análise de Mídias Sociais, incluindo todos os softwares com o devido licenciamento e as ferramentas necessárias para a prestação de serviço, tais como: processo de coleta, armazenamento, classificação, categorização, adição de informações, medição, análise e interpretação de resultados e associações entre pessoas, tópicos e ideias das redes de mídias sociais, blogs, fóruns, vídeos e imagens. 

Como explica o Serpro, a solução buscada “compreende os serviços compostos por coleta, armazenamento, classificação, categorização, adição de informações e análise de menções online públicas a determinados termos previamente definidos e seus emissores. 

Os objetivos são “identificar e analisar reações, sentimentos e desejos relativos a produtos, entidades e campanhas; conhecer melhor os públicos pertinentes; e realizar ações reativas e pró-ativas para alcançar os objetivos da organização ou pessoa de forma ética e sustentável”. A ferramenta deve suportar ao menos três idiomas para ‘Análise de Sentimento’, Português, Inglês e Espanhol.


Destaques
Destaques

Multicloud está longe de ser simples e exige responsabilidade com a divisão dos dados

As empresas precisam entender que é preciso ter um planejamento e entender o que é preciso, de fato, blindar, e o que é possível perder. "Virtualização não é multicloud", afirma Leonel Oliveira, diretor geral da Nutanix no Brasil.

Globo migra data center de produção digital para a nuvem pública do Google Cloud

Acordo entre as companhias tem validade de sete anos e engloba o uso do Android TV pela emissora. O data center próprio será vendido, informa o diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, Raymundo Barros. As CDNs da Globo seguem com infraestrutura própria.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Cloud é bom, mas quem gerencia?

Edmilson Santana*

Se a nuvem soluciona problemas de um lado, de outro sua operação demanda a formação de um time capaz de traduzir demandas de negócio em continuidade operacional, e isso de forma ágil, produtiva e consistente.

Como a IaaS está alinhada ao seu negócio?

Por Fábio Lucinari*

Cada vez mais é preciso considerar que as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual. Infraestrutura como serviço oferece soluções projetadas sob medida e aprimoram o consumo da área de tecnologia.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site