A Kantar divulgou o que chama de primeiro ranking global de equity de publicidade, que mede a percepção dos consumidores em relação à propaganda em diferentes ambientes. E entre os resultados, aponta que o aplicativo TikTok, rede social chinesa que virou o novo alvo da guerra comercial patrocinada pelos Estados Unidos, lidera no quesito plataformas digitais na preferência dos consumidores.
Em seguida, no mesmo quesito, aparecem Instagram, Snapchat, Google e Twitter. Segundo a Kantar, o estudo Media Reactions, que entrevistou 4 mil consumidores e mais de 700 profissionais de marketing, incluindo o Brasil, fornece uma métrica global de “equity de publicidade"* para canais de mídia, assim como redes sociais, publishers e aplicativos mobile. Ele contém diagnósticos detalhados que também ajudam os anunciantes a entenderem o impacto que as diferentes plataformas terão em suas campanhas e suas marcas.
Durante a pandemia da Covid-19, 60% das empresas relatam ter reduzido seus gastos com marketing, com 30% tendo reduzido muito. Meios não digitais foram os que mais sofreram, indica a pesquisa. Embora ainda sejam canal preferido em alguns países.
Por exemplo, o cinema lidera a lista em 4 dos 7 países avaliados (Austrália, Alemanha, Reino Unido e EUA), enquanto eventos patrocinados lideram o ranking no Brasil e na China. Os meios de comunicação impressos e os anúncios digitais OOH também são bem avaliados entre os consumidores.
Embora os formatos online sejam geralmente menos aceitos do que os formatos offline, as percepções dos consumidores são mais favoráveis para conteúdos patrocinados por influenciadores, anúncios em podcasts e anúncios de TV por streaming. Entre todos os formatos, a publicidade na TV e em vídeo online continua a dominar a exposição a anúncios.
Segundo a Kantar, as prioridades dos profissionais de marketing em relação a plataformas estão em desacordo com as preferências dos consumidores. As plataformas de anúncios preferidas da indústria são, pela ordem, anúncios em vídeo online, anúncios na TV, anúncios em redes sociais, anúncios na TV por streaming e stories em redes sociais.
![]() |
... | Versão para impressão: ![]() | |
08/04/2021
Ministério da Justiça exige cadastro de redes sociais no Consumidor.gov.br
14/01/2021
Prefeitura do Rio proíbe o uso do WhatsApp e do messanger e reativa e-mail e carta
19/11/2020
Indicado de Bolsonaro suspende julgamento no STF sobre presidente bloquear cidadãos em redes sociais
13/11/2020
Relator vota para impedir Bolsonaro de bloquear usuários no Instagram
01/10/2020
Alvos dos EUA, rede chinesa Tik Tok é preferida no mercado publicitário
28/09/2020
Twitter: 35% dos usuários vão usar mais videochamadas após pandemia
23/09/2020
Serpro vai comprar ferramenta em nuvem para análise de mídias sociais
14/09/2020
PGR diz que Bolsonaro deve bloquear quem quiser em redes sociais
15/06/2020
Perseguição pelo Facebook rende cadeia e multa
08/06/2020
MP estuda como combater fake news em redes sociais durante campanhas
Programado para acontecer de 28 de junho a 01 de julho, o organizador, GSMA, fechou um acerto com as autoridades espanholas para isentar os participantes das restrições impostas às pessoas de fora da União Europeia.
A proposta da empresa, explicou Luis Minoru, diretor de estratégia e novos negócios, é o de oferecer toda a infraestrutura na modalidade de serviço. Já há testes em andamento, não revelados, para o funcionamento da modalidade que inclui a operação de telefonia móvel.
Por Pedro Al Shara*
Segundo pesquisa da Vertiv, fornecedora de equipamentos e serviços para infraestrutura crítica, um aumento da ordem de 150% a 170% no consumo energético é projetado no setor de Telecom até 2026. Com toda a inovação que o 5G representa, mais dispositivos poderão acessar a internet móvel ao mesmo tempo, utilizando o mesmo sinal.
22/04/2021
22/04/2021
22/04/2021
20/04/2021
20/04/2021
19/04/2021
19/04/2021
16/04/2021
16/04/2021
15/04/2021