Convergência Digital - Home

Brasil fica no fim da fila em ranking global de computação em nuvem

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 06/05/2016

Em seu relatório anual sobre a preparação para a computação em nuvem, a BSA, uma entidade que congrega empresas de tecnologia como IBM, Microsoft, Apple e Intel, deixou o Brasil em  22o lugar na lista que inclui 24 países – que representam 80% do mercado global de tecnologia da informação.

“Notadamente, três dos países mais baixos no ranking, Tailândia (21), Brasil (22) e Vietnã (24), continuam a apresentar ganhos consistentes e significativos para reduzir a distância dos demais”, diz o relatório, mas “leis sobre privacidade ainda estão ausentes. Brasil, Tailândia e Turquia não possuem leis abrangentes, enquanto as da China, Índia, Indonésia e Vietnã continuam muito limitadas”. 

Particularmente no caso brasileiro, o relatório indica que “o Brasil apresenta o típico desafio. Foi o último no ranking em 2012 [primeira edição da pesquisa]. E apesar de melhoras consideráveis, manteve-se em 22o este ano, mesmo do ano anterior”. 

Diz ainda a BSA que “apesar de avanços em segurança, infraestrutura e liberdade na internet, o Brasil foi prejudicado pela falta de leis abrangentes sobre privacidade, pela legislação desatualizada de copyright, brechas na proteção da propriedade intelectual e pirataria online muito difundida”. 

Japão, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Austrália, Cingapura, Itália, Reino Unido e Polônia ocupam as 10 primeiras posições, nessa ordem. Espanha, Coreia do Sul, Malásia, África do Sul, México, Argentina, Rússia, Índia, Turquia e Indonésia aparecem em seguida. Tailândia, Brasil, China e Vietnã completam a lista.


Destaques
Destaques

Banco Central afrouxa regras de contratação de serviços na nuvem pelos bancos

A partir de agora, os contratos de serviços na nuvem não precisam mais de autorização prévia, a não ser nos casos em que houver armazenamento de dados fora do Brasil em países sem convênio entre autoridades monetárias. 

Rio de Janeiro terá licitação de nuvem para dados abertos do Governo

Processo está sendo conduzido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e ganhou 'musculatura' com a adesão do governo do Estado, revela o procurador geral da Justiça, José Eduardo Gussem.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

As lições do buraco negro e da análise de dados às empresas

Por Paulo Watanave*

O fato é que por trás das aplicações e sistemas usados nas operações já existe um grande e variado conjunto de insights e algoritmos que podem ser usados para gerar valor real às organizações e para as pessoas de um modo geral. Estima-se que menos de 10% das companhias em todo o mundo tenham estratégias bem definidas para a utilização dos recursos digitais e das informações.

Edge Computing para acelerar os negócios das empresas brasileiras

Por Henrique Cecci*

O que é, afinal, Edge Computing? Trata-se da aplicação de soluções que facilitam o processamento de dados diretamente na fonte de geração de dados. No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as fontes de geração de dados geralmente são "coisas" com sensores ou dispositivos incorporados.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site