Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Mais da metade dos municípios adere ao Comprasnet

Convergência Digital* ... 30/04/2021 ... Convergência Digital

Mais da metade dos municípios brasileiros já está utilizando o Sistema de Compras do Governo Federal (Comprasnet 4.0). Os dados são do Painel de Municípios a mais nova ferramenta digital de transparência do Ministério da Economia. No total, 2.806 cidades, o que representa 50,4% dos municípios, já usam o Comprasnet 4.0 para realizar os seus processos de compras. 

“Essas informações são importantes porque mostram como o governo federal tem auxiliado os demais entes da Federação na área de compras públicas. Aderindo ao Comprasnet 4.0, os estados e municípios passam a ter acesso a um sistema em franca evolução, sem precisar gastar com o desenvolvimento de sistemas próprios”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade. “Ao não precisar contratar ou desenvolver uma solução para a realização dos processos de compras, os prefeitos podem direcionar esses recursos para suas áreas finalísticas, para atender a população”, complementa.

O crescimento da adesão ao Comprasnet 4.0 por municípios foi impulsionado pela publicação do Decreto n° 10.024/2019, que estabeleceu a obrigatoriedade do pregão eletrônico na execução de recursos decorrentes de transferências voluntárias da União. Desde a divulgação do Decreto, 1.579 novos municípios se cadastraram no Comprasnet 4.0. No total, foram 22.432 pregões realizados nos últimos doze meses, o que revela a média de 61,46 pregões realizados por dia. 

Rondônia, Acre e Rio de Janeiro são os estados com mais municípios cadastrados, proporcionalmente, com, respectivamente, 90,4%, 86,4% e 73,9% de seus municípios utilizando a plataforma federal. 

O painel revela, ainda, que 77,84% da população brasileira está abrangida por esse cadastro. “As contratações realizadas pela Administração Pública são fundamentais para a implantação de políticas públicas. Com o Comprasnet 4.0, elas são feitas de forma ágil e transparente para qualquer cidadão acompanhar”, explica o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert.

* Com informações do ME


Plano do Ceitec é manter 105 empregados até leilão da estatal em setembro

Em audiências de conciliação no TRT-RS, trabalhadores defenderam a transferência, mas governo ainda resiste à proposta. Estatal em liquidação insistiu na demissão de 33 funcionários, suspensa pela Justiça.

ANPD define listas tríplices para vagas no Conselho Nacional de Proteção de Dados

Dos 122 indicados, Autoridade aprovou 39, de onde sairão os 13 escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro.  Brasscom, Federação Assespro, ConTIC e Feninfra estão entre os selecionados.

LGPD: cidadão vai controlar dados pessoais pelo portal Gov.br

Promessa é secretário de governo digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro. Plataforma permitirá ao cidadão revogar autorizações, ou reclamar à CGU.

Economia será o 'tinder' do financiamento para evitar desperdício no governo digital

“Não faz sentido um estado investir em uma identidade digital se já temos uma no governo, ou dois municípios gastarem com plataforma de gestão de tributo local”, explica o secretário Luis Felipe Monteiro.

Estados e municípios vão ficar com US$ 1 bilhão do BID para digitalização

Ao Convergência Digital, o secretário de governo digital, Luis Felipe Monteiro, assegura: “Impacto na economia vai chegar a R$ 100 bilhões."



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G