Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Governo discute gestão de compras em nova consulta sobre Lei de Licitações

Convergência Digital* ... 04/05/2021 ... Convergência Digital

O Ministério da Economia abriu mais uma consulta pública para regulamentar a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021). O objetivo é analisar minuta de portaria que dispõe sobre a governança das contratações públicas na administração federal. Os interessados em participar devem encaminhar suas sugestões até 18 de maio. A consulta está disponível na Plataforma Participa +Brasil.

A governança das contratações públicas é o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão das contratações públicas. “O objetivo da governança é que as compras agreguem valor à atividade fim do órgão ou entidade, contribuindo, por exemplo, para a oferta de melhores serviços públicos”, explica o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade. 

Esta é a quarta consulta que a pasta faz a pesquisadores, usuários do Sistema de Compras do Governo Federal (Comprasnet) e a empresários para o estabelecimento de novos normativos. “Queremos que esses normativos sejam construídos de forma colaborativa. Por isso, estabelecemos o prazo de 14 dias para que todos os interessados consigam participar”, complementa o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert.

A futura portaria também poderá ter validade para estados e municípios. As contratações realizadas com recursos de transferência voluntária da União poderão observar as boas regras de governança estabelecidas pelo governo federal. 

* Com informações do ME


Dell: proteção de dados exige pilares na segurança cibernética

“Ataques estão mais sofisticados enquanto as pessoas e as empresas mais expostas. Precisamos de avançar na cultura da segurança cibernética”, observou o diretor da Dell para setor público, Bruno Assaf.

Plano do Ceitec é manter 105 empregados até leilão da estatal em setembro

Em audiências de conciliação no TRT-RS, trabalhadores defenderam a transferência, mas governo ainda resiste à proposta. Estatal em liquidação insistiu na demissão de 33 funcionários, suspensa pela Justiça.

ANPD define listas tríplices para vagas no Conselho Nacional de Proteção de Dados

Dos 122 indicados, Autoridade aprovou 39, de onde sairão os 13 escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro.  Brasscom, Federação Assespro, ConTIC e Feninfra estão entre os selecionados.

LGPD: cidadão vai controlar dados pessoais pelo portal Gov.br

Promessa é secretário de governo digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro. Plataforma permitirá ao cidadão revogar autorizações, ou reclamar à CGU.

Economia será o 'tinder' do financiamento para evitar desperdício no governo digital

“Não faz sentido um estado investir em uma identidade digital se já temos uma no governo, ou dois municípios gastarem com plataforma de gestão de tributo local”, explica o secretário Luis Felipe Monteiro.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G