GESTÃO

Serviços com login único no Gov.br chegam a 809 durante a pandemia de Covid-19

Convergência Digital* ... 20/04/2020 ... Convergência Digital

Ao todo, 6,7 milhões de pessoas acessaram em março o portal único Gov.br, que hoje concentra 1.952 serviços digitais do governo federal. É um crescimento de 63% em relação ao mês anterior, quando foi registrado o acesso de 4,1 milhões de pessoas. A procura por serviços públicos e informações é crescente: apenas de 1º a 15 de abril, 9,4 milhões de pessoas fizeram acesso ao portal.

Paralelamente, 218 novos serviços também foram inseridos em março pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia na ferramenta do login único do governo federal, o que representa um salto de 37% no número até então registrado. Agora, há 809 serviços em âmbito federal, estadual e municipal ali disponíveis, acessíveis com uma só senha e com o mesmo login. É mais facilidade ainda para o cidadão usar o Gov.br.

“A aceleração que empreendemos no uso de ferramentas digitais para solucionar a vida do cidadão é uma diretriz de governo nesta pandemia de coronavírus. Nossas equipes intensificaram ainda mais a inserção de novos serviços públicos no login único, sejam federais, estaduais ou municipais. O que importa é que as pessoas consigam resolver de forma simples e segura as solicitações que tiverem a fazer”, destaca o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

Adeus às múltiplas senhas

Mais de um quarto da população brasileira já tem cadastro no login único – 58,5 milhões de pessoas, ao todo – e faz uso dessa facilidade. No 1º trimestre deste ano, 3,66 milhões de pessoas a cada mês, em média, criaram novas contas.

Somente em março, 54 novos serviços federais, 73 estaduais e 91 municipais foram integrados ao login único. O de maior impacto é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que nesta primeira fase possibilitou a mais de 500 mil estudantes visualizarem o espelho de redação e resultados dos 'treineiros' de 2019 (quem testou o exame sem ter concluído ainda o Ensino Médio). Esse já é o mesmo cadastro de usuários que possibilitará a inscrição no Enem 2020, prevista para maio.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também concluiu a migração de seus serviços digitais para o login único.

“Nossas equipes estão preparando os sistemas para a entrada de grandes serviços no login único ao longo dos próximos meses, como a inscrição do Enem, que deve atrair mais de 5 milhões de estudantes”, acrescenta o diretor do Departamento de Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Governo Digital, Luiz Miyadaira Ribeiro.

Acessos ao portal Gov.br

Janeiro/2020: 4,6 milhões de pessoas
Fevereiro/2020: 4,1 milhões de pessoas
Março/2020: 6,7 milhões de pessoas
Abril/2020 (1 a 15/4) 9,4 milhões de pessoas

O login único é a ferramenta com a qual o cidadão pode acessar serviços digitais com uma única senha e um único login. Ao acessar o Gov.br com o login único, o usuário tem à disposição 809 serviços federais, estaduais e municipais já integrados ao sistema.
Os números do login único

- 218 novos serviços digitais foram inseridos em um março;

- Com isso, o login único passou a contar com 809 serviços;

- Serviços do governo federal, DF, governos estaduais e municípios que integraram seus sistemas podem ser acessados com um único login e uma única senha.

*Com informações do Ministério da Economia


Plataforma online vai integrar pagamentos ao Tesouro Nacional

Empresas que prestam serviço de recolhimento de valores poderão se credenciar ou integrar suas soluções ao PagTesouro.

Empresas estão longe de priorizar a LGPD, adverte a EY

"Nem dois anos ou mesmo o dobro deste tempo serão suficientes para a empresa que não colocar a privacidade de dados como prioridade", afirma Marcos Sêmola, sócio-líder da EY para Cybersegurança.

Dataprev lança ferramenta para acesso online à bolsa de qualificação profissional

Bolsa é uma das alternativas à demissão nos casos de suspensão de contrato de trabalho motivados pela pandemia de Covid-19. 

LGPD: quase 90% das empresas abandonam adequação e culpam a Covid-19

Estudo mostra que boa parte das organizações deixou de lado os ajustes dos sistemas, até pela indefinição política do tema.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G