25/03/2021 às 11:11
Internet Móvel 3G / 4G


5G vai exigir investimentos de 300 bilhões de euros na Europa
Ana Paula Lobo*

A Europa terá de investir 300 bilhões de euros até 2025 para assegurar todo o potencial econômico do 5G, reportou levantamento produzido pela associação de telecomunicações ETNO. Preparado pela entidade e pela consultoria BCG, o estudo, batizado de Connectivity and Beyond: Como as telcos podem acelerar o futuro digital para todos, projeta que o 5G vai gerar um aumento anual de 113 bilhões de euros no Produto Interno Bruto da Europa e criar 2,4 milhões de novos empregos nos próximos quatro anos e será o principal fator de recuperação da economia da União Europeia.

A questão é que para obter esses números, a Europa terá de investir 150 bilhões de euros para ter o 5G em todo o continente, além de mais 150 bilhões de euros para finalizar a atualização da infraestrutura para velocidades de gigabit. Esses recursos, pondera o estudo, não podem vir apenas das operadoras de telecomunicações, também atingidas pela crise e pela elevação dos custos no setor.

"Para ter os benefícios plenos do 5G é preciso que surjam ações políticas e regulatórias para atrair investimentos. O setor de telecomunicações tem papel crucial na economia digital e precisa ter uma atenção prioritária", sustenta a ETNO. Por parte das operadoras, o estudo mostra que o mercado está descobrindo uma série de novas alternativas com o desembarque do 5G, com algumas em destaque como o B2B da próxima geração e a abordagem do cliente baseada em dados. "O 5G exigirá uma nova forma de trabalhar", adverte o relatório.

*Com informações do Mobile World Live



Powered by Publique!