26/03/2021 às 12:40
Internet Móvel 3G / 4G


Chip único surge como estratégico para o 5G
Convergência Digital

A Samsung e a Marvell, em desenvolvimento dos apoiadores do RAN, anunciaram que ainda neste primeiro semestre vão oferecer comercialmente às operadoras o chip único, voltado para rádios 5G que possuem recursos  massivos de formação de feixe de múltiplas entradas e saídas (MIMO). A solução permitirá reduzir o consumo de energia em até 70%, a compressão de algoritmos e o tamanho do rádio, explicou o vice-presidente de estratégia de redes da Samsung Networks, Alok Shah.

O desenvolvimento desse chip único acontece há seis anos e há outros chips sendo desenvolvidos em conjunto para serem incluídos nos produtos Samsung 5G RAN, adicionou Shah. “Uma coisa que se tornou muito clara em nossa indústria é a importância dos chips, a importância do silício quando se trata de 5G”, disse o executivo. “A Samsung tem uma vantagem  por ser especialista em semicondutores e a Marvell contribui com uma especialização em processadores para trazer os chips de formação de feixe mais eficazes para o mercado”, adicionou.

Os fabricantes de chips pretendem continuar a colaborar em várias gerações de equipamentos RAN, e "cada parte está trazendo seu próprio IP e sua própria experiência em certos domínios", disse Raj Singh, EVP do Grupo de Negócios de Processadores da Marvell, que aparece no mercado de chip 5G. Tanto que fechou no mês passado um acordo de fornecimento de chips para equipamentos RAN 5G da Fujitsu.

*Com informações de agência internacional e do Mobile World Live


Powered by Publique!