GESTÃO

Omnichanel: bancos vivem a 'dor' da integração dos canais digitais aos físicos

Por Carmen Nery ... 17/06/2019 ... Convergência Digital

O ominichanel segue sendo estratégico para o setor financeiro para aprimorar a experiência dos clientes. Ao moderar o painel "Como os bancos podem atender a necessidade de velocidade em uma era omnichannel", realizado no CIAB Febraban 2019, que aconteceu de 11 a 13 de junho, em São Paulo, o diretor Executivo da Embratel para o Mercado Financeiro, Antonio João Filho, observou que o omnichanel é a ferramenta viabilizadora da integração da parte virtual com a parte física – no caso dos bancos, representada pelas agências –, seja nos momentos positivos de uma venda de um serviço ou produto como também nos possíveis momentos de estresse com o correntista.

O consultor da Genesys Eduardo Garcia comentou como a maneira de consumir serviços mudou completamente com as plataformas digitais e, especialmente, como a transformação digital exige ter o cliente no centro do modelo de atendimento. "Não se deve mais monitorar desempenho por horas trabalhadas ou clientes atendidos. Hoje, monitora-se a experiência do cliente, quem são os detratores e os que elogiam", explicou.

Os bancos sabem da mudança de perfil e, hoje, afirma o gerente Departamental de Infraestrutura de TI do Bradesco, Rui Jorge Cabral, trabalham para reduzir  o que chamou de a 'dor' da integração dos canais virtuais com os canais físicos. Cabral lembrou que, antes, cada unidade do banco tinha uma solução de atendimento e que o omnichanel surgiu como a solução perfeita para resolver todos os problemas, mas observou que está muito longe disso. "O período ainda é de aprendizado. Os bancos digitais avançaram muito o uso do omnichanel, mas ainda temos de aperfeiçoar bastante", relatou.

O cliente mudou, o Banco Cetelem também teve de mudar, sinalizou o CIO da instituição, Nuno Parente. Segundo ele, ao identificar as alterações no comportamento dos clientes, foi necessário fazer uma análise mais profunda desse movimento. "Ao endereçar o contexto dos correntistas, percebemos quando podemos fazer uma venda de um produto ou quando temos de recuar porque o cliente está estressado", afirmou.

Há 10 anos, o único ponto de acesso do cliente com o banco era o call center, lembrou o diretor de Atendimento e Operações de Call Center da Claro Brasil, Celso Tonet. Hoje, há diversos outros meios e isso exige que o tratamento ao correntista seja feito em quatro dimensões: acesso aos serviços; resolução de ocorrências; confiabilidade e empatia. "Hoje temos de ter um site de alta disponibilidade e um aplicativo que funcione. Quando entra em contato, o cliente quer ver o seu problema resolvido. A empatia é o que chamamos de usabilidade, que tem de ser cada vez mais simplificada", completou Tonet.


Carreira
Empresas oferecem 63 bolsas de estudo em Tecnologia

Parceria entra a Cabify e a Ironhack prevê a concessão de três bolsas integrais e 60 bolsas parciais nos três cursos disponíveis atualmente na Ironhack São Paulo: Desenvolvimento Web, UX/UI Design e Data Analytics.

eSocial: infraestrutura precária; retrabalho e maquiagem de dados

Especialistas reclamam do portal do eSocial - que não suportava a demanda nos dias mais críticos; do retrabalho de enviar informações para vários sistemas, mas advertem: empresas podem aproveitar a transição para maquiarem seus dados.

Receita muda regras para declaração de criptomoedas

Fisco, agora, permitirá as pessoas físicas a enviarem os dados sem o uso do certificado digital. A prestação de algumas informações também foram adiadas para janeiro de 2020.

Portaria disciplina unificação de sites e aplicativos do governo

Autorização para endereços e apps é centralizada na Secretaria de Governo Digital. Continuidade de aplicativos depende de pesquisa de satisfação com usuários.  Migração completa tem prazo para acontecer até dezembro de 2020.

Receita Federal: Norma reduz de 30 para três dias ao atendimento digital

Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal compatibiliza a possibilidade de abertura de dossiê digital de atendimento através do Portal e-CAC com as rotinas de trabalho da área de atendimento.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G