INTERNET

Google implanta filtro de rotas na Internet

Por Roberta Prescott ... 13/12/2019 ... Convergência Digital

A Google está conduzindo um processo para implantar filtros de rota. O projeto começou há cerca de um ano e tem sido mais complexo que o esperado, conforme contou Felipe Roquini, que atua na área de projetos de redes na Google, no IX Forum 13, realizado na 9ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil. A companhia ainda está focando na metodologia. “Queremos ser parte da solução e não do problema e colaborar para tornar a internet mais segura”, destacou Roquini

Para tanto, a Google está notificando os peers, limpando os dados de Internet Routing Registry (IRR) e publicando a intenção (routing intente). “Estamos fazendo um trabalho interno para organizar os prefixos em IRR e publicar nossa intenção. Queremos coletar, organizar e processar todos os dados IRR e fazer um filtro e aplicar os filtros nos roteadores e borda de rede”, explicou.

Mas como fazer isto em uma rede tão grande? A estratégia é fazer um piloto em um grupo pequeno de redes, medir os impactos, marcar onde estão os problemas e, em um futuro próximo, a Google começará a rejeitar as rotas. “Hoje estamos marcando as rotas e esperando entre quatro e seis meses implantar os filtros com mais rigidez”, apontou.

Com relação ao impacto para os parceiros, Roquini sinalizou a queda no tráfego. “Queremos nos comunicar o máximo possível e avisar aos nossos parceiros quais são as rotas que estão com problemas. Mas é difícil coletar o dados, nem todos os ISPs entregam os dados”, explicou, acrescentando que um dos pontos mais difíceis é configurar todos os roteadores de forma confiável e sem causar interrupção. Um dos objetivos é impedir que Google seja um vazador (leaker). Para os AS que fazem peering com a Google as recomendações incluem a revisão das rotas e checar se AS-SET está configurado corretamente nos registros de peering.

“A gente preserva muito o relacionamento com os sistemas autônomos, porque é a partir dele que nos conectados com ISPs menores. Se passar de certo tráfego é mais vantajoso para ambas as partes fazer peering direto. Depende muito do relacionamento que a Google tem com os ASs”, respondeu sobre quando optar por peering direto ou route-server.    A companhia, explicou, está usando IRR por cobrir mais prefixos que RPKI (sigla para Resource Public Key Infrastructure) e porque RPKI provém apenas a validação de origem e a Google necessita também routing intent. A companhia planeja incluir o uso de RPKI em um “futuro próximo”. 


Google reage à multa de US$ 2,6 bi e acusa Europa de travar a Inovação

A Comissão Europeia já aplicou multas de 8,25 bilhões de euros à empresa norte-americana, acusada na maior parte de adotar práticas anticoncorrenciais.

WhatsApp suspende 5 mil contas/mês no Brasil

"As nossas ações com uso de tecnologias, como Inteligência Artificial, não significam que mudamos a estratégia. A criptografia é uma ferramenta essencial para garantir a privacidade do cidadão", sustentou o diretor de Políticas Públicas para Aplicativos de Mensagens na América Latina, Pablo Bello. O executivo participou de debate sobre o dia mundial da Internet Segura.

Requisição de dados no exterior precisa de 'ajuste fino',diz ministro do STF

Para Moro, tribunais não devem abrir mão da jurisdição sobre dados no exterior

Na audiência do STF sobre o acesso a informações de brasileiros em datacenters fora do país, ministro da Justiça alegou que país não deve abrir mão da soberania sobre crimes praticados no Brasil. 

TJSP: iFood é responsável por furto cometido em entrega

“Vínculo autônomo não passa de nome para relações contratuais intensamente desiguais: uma economicamente robusta empresa perante desempregados ou mal remunerados de um dos países mais desiguais do mundo”, diz a decisão.

Revista Abranet 29 . dez/nov 2019 - jan 2020
Veja a Revista Abranet nº 29 Abranet teve uma atuação intensa em 2019, encaminhando contribuições públicas para consolidar uma internet produtiva, livre e inovadora. Futurenet: entidade discute tendências de mercado e tecnologia. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G