SEGURANÇA

GSI: Educar o cidadão é o pilar da estratégia de segurança cibernética

Ana Paula Lobo e Pedro Csota ... 13/03/2020 ... Convergência Digital

O novo lema do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) e do Centro de Tratamento de Incidentes de Rede do Governo Federal é o de comunicar para educar e uma das ações para mostrar a mudança foi trocar o logo de um cadeado para uma chave.

"O cadeado é sempre fechado. A chave nos permite abrir quando mostramos transparência das ações e nos permite fechar quando se trata de proteger os dados do cidadão", explica Ulisses Peixoto, que participou nesta sexta-feira, 13/03, da 14ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática- DISI, realizada pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, na Fábrica das Startups, no Rio de Janeiro.

Educar tem de ser prioridade na massificação das ações de proteção das redes e do acesso à Internet, insiste Peixoto, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital. Segundo o assessor do GSI, segurança cibernética é um tema recente e precisa estar à mesa de todos os debates. "Os ataques cibernéticos existem e vão evoluir. Nossas ações têm de ser mais proativas. Não podemos atuar como bombeiros. A prevenção é obrigatória", reforça. Assistam a entrevista com o assessor do GSI e do CTIR Gov, Ulisses Peixoto.


Administradora de shopping centers revela ataque cibernético

Ao mercado a Aliansce Sonae informou que a invasão aconteceu em maio e a companhia admite que, algumas informações possam ter sido acessadas, mas que elas não eram estratégicas.

PF caça quadrilha que teria vazado dados do presidente Bolsonaro e de mais de 200 mil servidores

Ação policial acontece nos Estados do Rio Grande do  Sul e Ceará. Organização teria invadido sistemas de universidades, prefeituras e câmaras de veradores.

Light confirma ataque cibernético e cobrança de resgate em bitcoin

Custo do resgate solicitado teria chegado a R$ 37 milhões e não há informação se o montante foi pago ou não. Todo o incidente aconteceu na área de TI e não houve consequência na distribuição ao consumidor.

Microsoft faz megacorreção de vulnerabilidades de segurança

Companhia lançou correções para 129 vulnerabilidades, sendo 11 consideradas como críticas, que incluem o Office, SharePoint, Visual Studio e outros.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G