Clicky

Anatel publica regras para fim das concessões de telefonia

Luís Osvaldo Grossmann ... 10/02/2021 ... Convergência Digital

O Diário Oficial da União desta quarta, 10/2, traz as regras aprovadas pela Anatel com prazos e procedimentos para que as concessionárias de telefonia fixa - Oi, Telefônica, Claro, Algar e Sercomtel - decidam se vão transformar os atuais contratos de concessão em regime público do STFC para autorizações em regime privado. 

Além de listar obrigações que precisam ser mantidas até 2025, prazo final das concessões, como manter oferta de serviços de voz ou as conexões do programa de Banda Larga nas Escolas, a norma reforça que a eventual migração dos contratos impõe compromissos de investimento. 

Esses compromissos serão propostos pelas empresas no momento dos pedidos de migração dos contratos, mas devem se dar nas linhas já legalmente previstas - expansão de cobertura ou de infraestrutura de transporte em alta velocidade. E devem levar em conta o "saldo" da migração, ou seja, o quanto deixarão de ser obrigadas a custear com a mudança. 

O valor desse saldo para cada empresa está sendo calculado por uma consultoria contratada pela Anatel. O regulamento de adaptação prevê os elementos que servem de base para essa conta: 

"I - desonerações relativas ao Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), se houver, inclusive as já definidas pelo Conselho Diretor em processo(s) específico(s);

II - desonerações relativas às demais alterações dos contratos de concessão para prestação do STFC, inclusive as já realizadas em processo(s) específico(s), se houver; e,

III - desonerações relativas à migração do regime de concessão para o regime de autorização na prestação do STFC, incluindo o ônus da reversibilidade dos bens."


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Wi-Fi 6E: o futuro da infraestrutura do Wi-Fi

As faixas de 2,4 GHz e de 5 GHz estão congestionadas no Brasil e torna-se urgente ter mais frequência por mais capacidade e eficiência, afirma o chefe de Tecnologia da CommScope para Caribe e América Latina, Hugo Ramos.

Veja mais matérias deste especial

Setor de telecom paga mais de R$ 60 bilhões em impostos em 2020

Tributos pesam no bolso dos usuários dos serviços de telecom, que pagam mais de 42% sobre os serviços, entre taxas e impostos. Só de fundos setoriais, foram mais R$ 3,57 bilhões

STF valida lei que proíbe telemarketing para empréstimos a aposentados

Em decisão unânime, Plenário do Supremo validou lei do Paraná que prevê a restrição. “A simples autorização dada ao telefone enseja a exposição a fraudes, abusos e até mesmo coação por terceiros". afirmou a relatora, Cármem Lúcia.

Chamadas de fixo para móvel terão reajuste de até 10,3%

Percentuais autorizados pela Anatel variam de acordo com cada operadora. Os menores foram para a Algar (3,1%), e os maiores para a Oi. 

À pedido da Sky, Anatel libera cobrança antecipada em serviços de telecom

Por maioria de 3 a 2 votos, agência concedeu medida cautelar para já tornar vigente mudança que só seria válida no novo Regulamento Geral do Consumidor. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G