27/02/2021 às 11:11
Internet Móvel 3G / 4G


Leilão 5G: Teles aguardam por 'eventuais ajustes' no edital e pelo TCU
Convergência Digital

O setor de telecomunicações analisará detalhadamente cada ponto do edital de 5G, aprovado pela Anatel, para elucidar a correta participação das empresas no leilão, previsto para 2021, observa nota oficial divulgada pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa as operadoras de telecomunicações.

Segundo o informe, as operadoras vão aguardar a análise do edital pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e eventuais ajustes na proposta. No comunicado, a Conexis, em nome das teles, reitera a importância "de termos regras estáveis, claras e transparentes que garantam a livre iniciativa, segurança jurídica e regulatória ao certame, bem como obrigações que privilegiem os investimentos associados ao objeto do leilão e minimizem o custo dos não associados."

As teles afirmam ainda acreditar que o governo garantirá um leilão não arrecadatório que se alinhe aos objetivos do setor de ter investimentos nas frequências. Também reivindicam ter mais informações para a compreensão das premissas e metodologias empregadas na apuração dos valores globais das radiofrequências.

Para as teles, o leilão 5G será um marco no setor de telecomunicações brasileiro e reforçam a disposição e o interesse de dialogar com as autoridades competentes e contribuir para que a nova tecnologia traga desenvolvimento ao país, inclusão digital e melhoria de vida para a população brasileira. O informe termina com as teles afirmando estarem " conscientes do nosso papel central como grande motor da inovação e da economia do futuro."


Powered by Publique!