Clicky

Convergência Digital - Home

Dell investe em IaaS para avançar com tecnologia como serviço

Convergência Digital
Por Roberta Prescott* - 07/05/2021

A Dell Technologies reuniu em uma plataforma soluções de tecnologia da informação que serão ofertadas como serviço e com pagamento por uso. Batizado de Apex, o portfólio de produtos para infraestrutura como serviço (IaaS) foi lançado durante o  Dell Technologies World, principal evento global da companhia e que, pelo segundo ano consecutivo, ocorreu de forma virtual.

"O Apex muda a experiência do cliente para consumir de forma simples, flexível, como serviço e pagando por uso. Este lançamento é um princípio de grande caminho", destacou Raymundo Peixoto, vice-presidente sênior de data center da Dell Technologies na América Latina, durante coletiva de imprensa.

Ele explicou que com a aceleração da transformação digital, as empresas precisam modernizar o ambiente de TI, mas podem fazer isso sem aumentar a complexidade da gestão da infraestrutura. "Com o Apex, a Dell Technologies responde a essa demanda", disse. Segundo ele, essa solução reflete os esforços da companhia para simplificar, dar mais agilidade e aumentar a flexibilidade da TI. 

Questionada sobre em que a plataforma Apex se difere das outras ofertas da Dell, a companhia explicou que se trata de nova forma de consumo de tecnologia como serviço. Com o lançamento do Apex, a Dell está estendendo sua oferta de TI como serviço para fornecer recursos de TI sob demanda, com infraestrutura gerenciada pela empresa.

A plataforma consiste em três soluções "guarda-chuvas": o Apex data storage services (armazenamento externo como serviço), o Apex cloud services (serviços de nuvem híbrida); e o Apex console (portal para gerenciar as soluções). Atualmente, todas as três linhas estão disponíveis nos Estados Unidos com plano de expansão para outras geografias. Apenas o Apex data storage, com a solução Apex custom solutions, já disponível para alguns países da América Latina: Brasil, México, Colômbia e Chile. 

O Apex custom solutions traz o mais amplo portfólio de tecnologia como serviço, incluindo o Apex flex on demand, que oferece soluções de pagamento por uso de servidores, armazenamento externo, proteção de dados e de hiperconvergência, e o APEX data center utility, que adiciona um nível adicional de flexibilidade por meio de medição personalizada e serviços gerenciados aplicados no data center. O Apex flex on demand foi a primeira oferta de TI como serviço que a Dell, lançada no Brasil em 2020 e agora, passa a ser um dos produtos oferecidos dentro da plataforma Apex.

Parceria com Equinix

No evento, a Dell Technologies também anunciou acordo com a Equinix, com objetivo de ampliar o alcance do portfólio Apex, por meio dos data centers da Equinix. Nessa parceria, a Dell gerenciará os custos e a infraestrutura do cliente, que poderá escolher entre os data centers da Equinix para implementar os serviços Apex. Em resposta para o Convergência Digital, a Dell explicou que com isso está expandindo seu relacionamento de longa data com a Equinix, podendo fornecer uma solução de nuvem híbrida sob demanda segura, eficaz, consistente globalmente, pelos mais de 220 data centers da Equinix. 


Destaques
Destaques

Multinuvem do Serpro vai concorrer com a do Ministério da Economia

Estruturada a parceria com AWS, Huawei e Azure, da Microsoft, estatal passa a disputar contratos com órgãos públicos, em briga direta com nuvem licitada e gerida pela Secretaria de Governo Digital.

Por que se tornar uma empresa data-driven?

Data-driven ou orientada a dados. É esse o novo lema das companhias que, cada vez mais, estão armazenando e analisando dados em busca de insights de negócios. Mas o que as empresas devem fazer para abraçarem os dados de forma a promover benefícios estruturais e longevos? A resposta não é simples.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.

Cloud é bom, mas quem gerencia?

Edmilson Santana*

Se a nuvem soluciona problemas de um lado, de outro sua operação demanda a formação de um time capaz de traduzir demandas de negócio em continuidade operacional, e isso de forma ágil, produtiva e consistente.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site