Clicky

Home - Convergência Digital

Banco Central autoriza WhatsApp para pagamentos

Convergência Digital - 31/03/2021


Nesta terça-feira (30/3), o Banco Central autorizou o serviço de pagamentos por meio do WhatsApp. A função de compra ainda está em análise. A autorização foi concedida às empresas de serviços financeiros Visa e Mastercard, que são parceiros do aplicativo de mensagem, e ao Facebook, empresa dona do app.

"O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos", disse a autoridade monetária. Também em nota, "o WhatsApp disse que está fazendo os ajustes finais e espera disponibilizar a função assim que possível".

À época do lançamento do serviço, o WhatsApp havia anunciado que pessoas físicas não seriam cobradas pelas transferências, mas empresas teriam uma taxa de 3,99% por transação.

"Vejo um casamento entre mídia social e o mundo de finanças, os controladores têm de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade", afirmou nesta terça Roberto Campos Neto, presidente do BC.

Em junho do último ano, o BC havia suspendido os testes do Facebook com o serviço de transferências para verificar os riscos de segurança e competitividade da nova tecnologia. A liberação dos testes ocorreu em agosto e, agora, o serviço é liberado oficialmente para pagamentos.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

08/06/2021
Banco Central cria regra para devolução de valores no Pix

18/05/2021
Banco Central: Adesão ao Pix cresce 57% ao mês

10/05/2021
Pix: BC propõe quatro saques gratuitos por mês e R$ 500 por dia

23/04/2021
BC faz nova mudança na regra do Pix para pagamentos futuros

19/04/2021
Banco Central atualiza manuais do Open Banking e define Experiência do Cliente

15/04/2021
Banco Central muda Open Banking para incluir proteção de dados

12/04/2021
PIX faz do Brasil oitavo país do mundo com mais transações instantâneas

31/03/2021
Banco Central autoriza WhatsApp para pagamentos

15/03/2021
Banco Central adia uso de QR Code no PIX Cobrança

02/03/2021
BC atualiza regras para a contratação de serviços em nuvem

Destaques
Destaques

GSMA faz ofensiva para reverter decisões a favor do Wi-Fi na faixa de 6GHz

Associação da indústria móvel admite, porém, que os países, na sua maioria, estão decidindo por dar a faixa de 6GHz, com 1200 Mhz, para os serviços não-licenciados, mas adverte: o 5G vai precisar de 2GHz de espectro na próxima década para oferecer todo o seu potencial.

STJ: É ilegal polícia clonar celular de investigado

Para o Superior Tribunal de Justiça, além de constituir uma forma ilícita de interceptação, esse procedimento acarretaria a suspensão indevida da comunicação telefônica e telemática dos investigados.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

5G e a expansão da capacidade de inovação

Por Alex Takaoka*

Segurança da informação, interoperabilidade e infraestrutura ocuparão um papel importante na implantação da tecnologia 5G.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site