Clicky

GESTÃO

Banco Central atualiza manuais do Open Banking e define Experiência do Cliente

Luís Osvaldo Grossmann* ... 19/04/2021 ... Convergência Digital

O Banco Central publicou nesta segunda, 19/4, atualizações nos manuais de implementação do sistema financeiro aberto, ou Open Banking. Tratam-se dos documentos que listam os procedimentos de implantação e operacionalização do sistema em relação às APIs, governança, escopo de dados e serviços, além de segurança. Adicionalmente, foi estabelecido um manual de experiência do cliente.

“Os consumidores de produtos e serviços financeiros somente terão confiança para autorizar o compartilhamento de dados se a sua experiência for condizente com as suas expectativas e se as informações a respeito do processo lhes forem apresentadas de maneira clara e intuitiva, permitindo que seu consentimento para compartilhamento de dados seja inequívoco. Para que isso aconteça, é essencial que a jornada de compartilhamento ocorra em um ambiente seguro, com o mínimo de fricções possíveis”, aponta o Banco Central no novo manual.

De acordo com o novo manual de Experiência do Cliente, os princípios para a oferta dos serviços e o relacionamento envolvem segurança e privacidade, agilidade, conveniência e controle, e transparência. O Banco Central que o compartilhamento deve ser centrado no cliente, tendo em vista perfil, necessidades, objetivos e expectativas.

Aponta ainda o BC que esses princípios devem respeitar a disponibilização de informações e ambientes de gestão de consentimentos, inclusive para a revogação do consentimento quando entender oportuno e apropriado. Segundo a autoridade monetária, informações desnecessárias ou excessivamente complexas podem gerar dúvidas e inseguranças ao cliente, que poderá desistir do compartilhamento por falta de compreensão do processo.


Com ajuda da IA, Vivo quer recondicionar 1,5 milhão de modems e decodificadores até dezembro

A Vivo recolhe e recupera mais de 100 mil destes equipamentos por mês, que passam por atualização de software, reparos técnicos e estéticos.

Governo indica que vai pagar aluguel para quem comprar sala limpa do Ceitec

MCTI também sugere corte nos recursos para a Organização Social que vai ficar com a propriedade intelectual da estatal liquidada, R$ 30 milhões por ano estimados inicialmente já caíram para R$ 20 milhões.

Governo projeta substituir 53 mil servidores por robôs em 2030

Em 2040, mais de 68 mil servidores aptos a se aposentar poderão ser substituídos pela automação. Em 2050, poderão ser mais de 90 mil, segundo pesquisa feita pela Enap.

ABNT cria nova norma para combate às fraudes, pirataria e lavagem de dinheiro

Associação Brasileira de Normas Técnicas fará o lançamento no dia 07 de junho. Entidade também promove cursos de capacitação em compliance.




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G