Clicky

Home - Convergência Digital

Klabin usa drones para prevenção em tempo real

Convergência Digital - 23/01/2020


A Klabin, produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil e pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, obteve liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar veículos aéreos não tripulados (VANTs ou drones) sem a necessidade de contato visual constante com uma equipe em terra.

A Unidade Florestal da companhia, responsável pelo manejo de cerca de 216 mil hectares de florestas nativas e mais de 239 mil hectares de florestas plantadas de pínus e eucalipto, já utiliza drones em sua operação desde 2014. Com a liberação, a empresa poderá realizar voos de até 400 pés (aproximadamente 120 m) de altura e a um raio de cinco quilômetros de distância. Antes, as distâncias eram limitadas a 500 metros do ponto de decolagem.

De acordo com Marino Moreira, líder da equipe de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) da Klabin, a novidade garante um ganho para a empresa e para os colaboradores que pilotam os drones. "A nossa equipe poderá operar com mais segurança, já que não precisará mais se deslocar para áreas muito próximas aos terrenos plantados para fazer as imagens. Além disso, a Klabin poderá aumentar a sua produtividade, já que o raio de alcance do drone aumenta".

Por meio do novo sistema, a operação é observada em tempo real, seja para captar imagens aéreas da região quanto para ajudar na prevenção de pragas, doenças, possíveis incêndios florestais, dentre outras atividades. "A autorização trará mais propriedade, segurança e resultados assertivos nos monitoramentos florestais", acrescenta Moreira.

*Com informações da Klabin

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

23/10/2020
Polícia Federal quer usar drones no combate aos crimes eleitorais.

12/08/2020
iFood é autorizada a usar drones em entregas

10/07/2020
Governo discute regras para uso de drones na agricultura

23/01/2020
Klabin usa drones para prevenção em tempo real

03/12/2019
Novartis e RD simulam entrega de medicamentos por drone em São Paulo

06/11/2019
ANAC faz consulta pública sobre futuro dos drones

03/09/2019
Governo capacita servidores para usar drones em fiscalização

07/05/2019
Mercado de drones e geolocalização gira R$ 1,5 bilhão no Brasil em 2019

12/04/2019
Governo de SP cria 'Dronepol' e usa drones para vigilância

19/03/2019
Embrapa vai usar drones para detecção e contagem de gado

Destaques
Destaques

Qualcomm e Nokia: Ondas milimétricas são a mudança do modelo de negócio no 5G

Ondas milimétricas não apenas uma banda a mais para o 5G, mas são a base das novas aplicações com baixíssima latência, diz Francisco Soares, da Qualcomm. Wilson Cardoso, da Nokia, adverte que, até 2025, serão instaladas 200 mil ERBs para atender verticais específicas como a indústria 4.0.

Anatel: Cibersegurança em Telecom une teles e os mais de 10 mil prestadores de serviços SCM

"Não há como fazer obrigação em cibersegurança. O ambiente tem de ser cooperativo e não é apenas com as teles. São mais de 10 mil pequenos prestadores de serviços e eles têm de estar ativos. Temos de ter uma coordenação entre todos os atores", disse o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

5G precisa ser aberto e transparente

Por Fabio Rua

É possível afirmar que estamos vivendo um momento extremamente crucial na história da tecnologia, ainda mais após todo o processo de aceleração digital e transformação exigidos durante o período da pandemia de COVID-19. As decisões que tomarmos hoje sobre como as redes 5G serão construídas em nosso país terão um impacto sem precedentes na transformação dos negócios.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site