Home - Convergência Digital

WND e Facens firmam parceria para fomentar uso de IoT

Convergência Digital - Carreira
Da redação - 22/04/2019

A WND Brasil e a Faculdade de Engenharia de Sorocaba- Facens firmaram uma parceria que garante cobertura da rede Sigfox em todo o Smart Campus do Centro Universitário. A WND  instalou uma antena que garante sinal para transmissão de mensagens dos sensores de Internet das Coisas já instalados ou a serem ainda colocados em funcionamento.

“Implementar cobertura Sigfox em campi universitários sempre foi uma atividade importante da WND”, afirma o diretor de Ecossistema da empresa, o engenheiro José Almeida. Para ele, a curiosidade e a criatividade dos estudantes de engenharia ajudam a desenvolver dispositivos para aplicações de Internet das Coisas com a tecnologia Sigfox. “O ecossistema cresce a cada dia. Quando iniciamos a operação eram apenas dois dispositivos; hoje são mais de 30 que atendem a uma série de necessidades de soluções IoT”, conclui Almeida.

A parceria foi anunciada durante a 26ª Semana da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Facens, evento tradicional que reúne estudantes e profissionais para palestras, minicursos, workshops e área de exposição com participação de empresas. Com a parceria, a WND irá disponibilizar kits de desenvolvimento para os estudantes e dar apoio técnico, com palestras e aconselhamentos, sobre a tecnologia e o modelo comercial Sigfox.

Para a Facens, a parceria tornará o Smart Campus ainda melhor, pois a ampliação do sinal de conectividade facilitará o desenvolvimento de soluções de IoT. De acordo com a Diretora de Pesquisa e Coordenadora Geral do Smart Campus, Regiane Relva Romano, em contrapartida o Centro Universitário FACENS disponibilizará o  seu Living Lab de Cidades Inteligentes, para que dispositivos IoT que utilizam a tecnologia Sigfox possam ser testados e para que os alunos, professores e parceiros,  possam desenvolver soluções e projetos utilizando essa tecnologia, que possam ser testados em um ambiente real.

“A Facens, mais uma vez, sai na frente agregando mais uma importante parceria tecnológica para atingir o objetivo de tornar o Smart Campus cada vez mais inteligente. Os kits e os treinamentos disponibilizados pela WND serão fundamentais para que que nossos alunos fiquem ainda melhor preparados para o mercado de trabalho. A instalação da antena permitirá que não haja perda de conectividade com os dispositivos, o que garante a obtenção de dados de maneira atualizada e constante, bem como a acuracidade nas informações”, explica a diretora.

 

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

18/07/2019
Serpro quer ser integrador do Governo em Internet das Coisas

18/07/2019
Reciclagem: MCTIC lista plano de IoT e conexões do Gesac em metas de 200 dias

17/07/2019
BNDES libera primeiro aporte em projeto para internet das coisas

16/07/2019
IoT celular é mercado avaliado em US$ 1 trilhão

12/07/2019
Imposto zero para IoT está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

05/07/2019
Projeto Telemeclima leva 4G à fazenda da Amaggi no Mato Grosso

05/07/2019
Desafio IoT tem inscrições abertas até 26 de julho

01/07/2019
Code IoT oferece cursos online gratuitos sobre Internet das Coisas e linguagem scratch

26/06/2019
Decreto coloca IoT no Fistel reduzido e permite enquadramento como SVA

18/06/2019
Embratel: IoT será ferramenta de produtividade para os bancos

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

Detox digital:"Empresas precisam descer do salto e entender as pessoas", diz executivo da BRQ

O chefe de Pensamento Exponencial da BRQ Digital Solutions, René de Paula Jr., defende que as pessoas precisam ficar offline. “As pessoas precisam sair das telinhas e viver."

Agile reescreve a carreira do desenvolvedor de software

Ao mudar a entrega dos serviços – quebrando a prática dos longos projetos –, a metodologia também exige novos profissionais.

Banco Itaú monta estratégia para reter os melhores profissionais

O uso da metodologia Agile transformou o processo de negócios, e o desafio é conquistar e fidelizar os melhores especialistas, pontua o superintendente de Governança de Arquitetura, Processos e Práticas de TI do Itaú, Cecílio Cosac Fraguas.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site