SEGURANÇA

Especialistas detectam mais de 150 milhões de ataques a dispositivos IoT

Convergência Digital ... 03/06/2019 ... Convergência Digital

Dispositivos de Internet das coisas foram alvos de mais de 150 milhões de tentativas de ataques em 15 meses, segundo aponta o estudo Detection of Threats to IoT Devices using Scalable VPN-forwarded Honeypots, elaborado em parceria entre o pesquisador de ameaças da Cyxtera, Martin Ochoa, e a Universidade de Tecnologia e Design de Singapura.

Entre as principais conclusões do estudo estão as mais de 150 milhões de tentativas de conexão para 4.642 endereços IP distintos, sendo que 64% parecem ter origem na China, enquanto 14% dos Estados Unidos. Em seguida aparecem Reino Unido (9%), Israel (8%) e Eslováquia (6%). Mas a ressalva é de que é difícil confirmar definitivamente a origem do tráfego, pois é possível redirecioná-lo.

Além disso, o levantamento apontou que todos os dispositivos IoT registraram tentativas de login imediatamente após aparecerem online. O número de tentativas cresceu constantemente ao longo do tempo. E poucos dias após o lançamento de novas campanhas de malware - como Mirai, Satori e Hakai -, elas já estavam atacando dispositivos IoT do Honeypots. Em muitos casos, o aumento na atividade foi identificado nos dias e semanas anteriores de o malware ser publicamente conhecido. 

Outro dado é que 54% das conexões recebidas pelo honeypot foram via Telnet, enquanto as portas HTTP receberam quase todas as conexões restantes. As câmeras IP receberam a maioria das conexões no honeypot, sugerindo um maior interesse do invasor nesses dispositivos IoT em comparação com outros, como impressoras e switches inteligentes. Vários ataques recentes em grande escala em dispositivos IoT têm como alvo câmeras IP.

Entre as conclusões, os dispositivos IoT são um alvo atraente para os invasores porque a segurança deles é tardiamente considerada, além de ser mais difícil de mantê-los atualizados, isso se patches estiverem disponíveis.





NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Em maio, Brasil teve mais de 140 milhões de ameaças disseminadas por e-mail

País fica no top 3 do ranking mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China, revela estudo feito pela Trend Micro.

Ransomware Sodin ataca vulnerabilidade desconhecida do Windows

Ransomware adota uma técnica chamada de 'Heaven's Gate', que permite um programa mal-intencionado executar código de 64 bits de um processo em execução de 32 bits, o que não é uma prática comum e mais incomum em ransomware, alerta a Kaspersky.

Governo do Rio contrata reconhecimento facial da Oi para o Maracanã

Solução -que permite localizar pessoas e veículos suspeitos e identificar padrões de comportamento e situações de riscos- será usada na partida final da Copa América 2019. Os dados coletados são de domínio do Governo do Rio de Janeiro. Os valores do acerto não foram revelados.

Quase 1000 brasileiros caem por hora em golpe do dinheiro fácil no WhatsApp

Ataque, que circula há sete dias, já atingiu 180 mil pessoas. Elas caem no golpe que promete liberar 13° salário para beneficiários do Bolsa Família.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G