Clicky

SEGURANÇA

Secretaria de Governo Digital descarta vazamento de dados e de senhas

Da redação ... 06/05/2021 ... Convergência Digital

Em resposta a demanda do portal Convergência Digital por conta da denúncia feita pela ESET, empresa de segurança da Informação, do vazamento de 68 mil senhas do domínio gov.br, sendo quase 5 mil do domínio jus.br, a secretaria de Governo Digital, do ministério da Economia, enviou uma nota assegurando que os sistemas do governo federal "não foram alvo de ataques bem sucedidos e nenhuma informação de Estado foi comprometida a partir de fatos apurados até agora".

Descarta ainda "ter havido comprometimento de nenhum sistema ou informação governamental". E faz um alerta aos servidores públicos: o e-mail institucional é para uso exclusivo no exercício da função pública. Também não deve ser cadastrado em sites que não estejam diretamente relacionados ao desempenho das atividades institucionais. O Convergência Digital publica a íntegra da nota:


Em relação à matéria divulgada por veículos de imprensa, alegando megavazamento de dados identificado pela empresa Syhunt, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia informa que os sistemas do Governo Federal não foram alvo de ataques bem sucedidos e nenhuma informação de Estado foi comprometida a partir de fatos apurados até agora.

Levantamento anterior, realizado em março deste ano, já havia concluído que todas as contas identificadas se referiam a cadastros dos usuários em aplicativos ou portais privados, onde o usuário utilizou o seu e-mail institucional.  Portanto, reforçamos não ter havido comprometimento de nenhum sistema ou informação governamental.

Reforçamos a orientação aos servidores públicos de que o e-mail institucional é para uso exclusivo no exercício da função pública. Também não deve ser cadastrado em sites que não estejam diretamente relacionados ao desempenho das atividades institucionais. Por fim, reafirmamos o compromisso com a segurança dos dados do Estado e com a privacidade dos dados dos cidadãos brasileiros.


Grupo Fleury não confirma ransomware REvil tampouco se pagou resgate

Grupo informa que, 24 horas depois de sofrer o ataque hacker, conseguiu reestabelecer parte dos seus sistemas de TI, em especial os voltados para hospitais.

Justiça do Rio derruba liminar de 2017 que exigia biometria em estádios

Para a 5ª Câmara Cível do TJRJ, não existe norma jurídica que expressamente imponha aos clubes, às federações e às confederações o dever de instalar nos estádios sistema de biometria para controle de acesso.

Abranet: Uma startup vira pó se tiver um vazamento de dados

A segurança e a proteção dos dados é preocupação zero para as empresas nascentes porque quem tiver uma falha, vai desaparecer, advertiu o presidente da Abranet, Eduardo Neger. Segundo ele, credibilidade implica sucesso ou o fracasso no negócio na Internet.

Leis nacionais não garantem segurança a uma rede transnacional como a internet

“Historicamente, a internet não nasceu preocupada com segurança. São adições que estão sendo feitas em voo, como DNSSEC e HTTPS”, diz o presidente do NIC.br, Demi Getschko.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G