14/04/2021 às 15:50
Internet Móvel 3G / 4G


Ericsson registra patente brasileira para o 5G
Ana Paula Lobo*

A Ericsson registrou a família de patentes número 160, desenvolvida por três pesquisadores brasileiros: Silvia Lins, Pedro Henrique Gomes e Ricardo Souza (da esquerda para direita, na foto), que pertencem ao time de pesquisa, desenvolvimento e inovação da companhia.

A patente, batizada como Network Slice Dynamic Congestion Control (ou “Seleção dinâmica para algoritmos de controle de congestionamento”, em português), usa inteligência artificial para permitir um melhor fatiamento de rede, utilizando diferentes soluções de controle de congestionamento nas redes de Telecom, e otimizando a qualidade de serviço.

“Com isso, são evitados os atrasos por congestionamentos dos pacotes na rede de quinta geração, garantindo maior escalabilidade e flexibilidade”, esclarece Silvia Lins. Para Pedro Henrique Gomes e Ricardo Souza, a patente é um avanço relevante do 5G, uma vez que vai garantir a qualidade de serviço e robustez necessárias à modernização de diferentes setores da economia global.

"Esse resultado reflete a consistência e seriedade com a qual a empresa investe em pesquisa e inovação, tanto na indústria quanto na academia, além de evidenciar a qualidade do trabalho e o protagonismo dos pesquisadores brasileiros nas cadeias globais de inovação e geração de valor”, ressalta do diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ericsson para a América Latina, Edvaldo Santos.


Powered by Publique!