TELECOM

Ufinet, da Enel, entra no mercado de rede neutra no Brasil

Ana Paula Lobo e Rafael Mariano ... 13/11/2019 ... Convergência Digital

A Ufinet, que tem a ENEL, distribuidora de energia de São Paulo, como acionista, avalia o mercado brasileiro de backbone ótico, ao mesmo tempo que pavimenta a oferta de rede neutra - que começa a atrair companhias, entre elas, a American Tower, revelou o chairman da companhia, Stefano Lorenzi, ao participar do XII Seminário TelComp 2019, realizado nesta terça-feira, 12/11, em São Paulo.

A decisão de investir em fibra ainda não foi tomada porque há restrições na regulamentação brasileira. Uma delas é a venda  de small cells para o mercado em geral.  No Brasil, a Ufinet atua por meio da aquisição, formalizada em junho, da Netell Telecom, também provedora de backbone em São Paulo e outras regiões do país. No mundo, está em 14 países. À CDTV, do portal Convergência Digital, Lorenzi evita falar sobre o conflito dos postes, mas diz que a Ufinet não terá privilégio da ENEL.

Assume que está no radar trazer  para o Brasil o projeto Open Fiber - que está em 100 cidades na Itália e tem um orçamento de 6,5 bilhões de doláres. "O modelo é vendar fibra apagada ou acesa, com compartilhamento em qualquer modelo e o pagamento será pelo consumo. As redes neutras têm um grande espaço para crescer", diz. Assista a entrevista com Stefano Lorenzi.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

Segundo a empresa, rede IoT/LoRaWAN trafegou mais de 1,7 bilhão de mensagens no ano passado, especialmente, nos segmentos de gestão de frota e ativos.

Brasil prepara posição final com relação às políticas para TICs na UIT

Comissão Brasileira de Governança e Regimes Internacionais inicia os debates sobre a posição do País para o Fórum Mundial de Políticas de Telecomunicações de 2021. Evento global debaterá as oportunidades e os desafios para a adoção e o crescimento das novas e emergentes de TICs no mundo.

TJ-SP reduz multa da Claro e mantém sanção à TIM por práticas abusivas

Multa à empresa da América Móvil caiu de R$ 5,9 milhões para R$ 1,9 milhão por práticas abusivas ao consumidor. Já a TIM não conseguiu rever a sentença na 6ª Câmara de Direito Público do TJ-SP.

Anatel abre chamada para consultoria que vai calcular saldo das concessões

Agência avisa que UIT fará licitação e convida interessadas a se manifestarem até 31 de dezembro, por email. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G