Com mais de 2 milhões de usuários ativos e 850 empresas cadastradas, o portal Consumidor.gov.br se prepara para um próximo salto nas demandas, com a integração completa do sistema ao Processo Judicial Eletrônico, PJe, até o fim deste 2020 e uma nova expansão à vista: a integração com agências reguladoras.
A plataforma consumidor.gov.br é um serviço público que possibilita a resolução de problemas diretamente entre o consumidor e a empresa, pela internet, de forma simples, sem a necessidade da instauração de processo administrativo ou judicial. As empresas interessadas aderem voluntariamente ao Consumidor.gov.br. Atualmente, estão cadastradas empresas de setores como operadoras de telefonia, de internet, transporte aéreo, comércio eletrônico, vestuário, água e energia.
A consumidor.gov.br se tornou uma alternativa para ampliar o atendimento à população pelos meios digitais. O coordenador geral substituto da plataforma, Cristiano Mendes Rodrigues, vai participar do 5x5 TecSummit, evento organizado pelo Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside, no dia 07 de dezembro, no painel sobre Transformação Digital e o atendimento ao cidadão brasileiro, ao lado do cientista Silvio Meira e do secretário de governo digital, Luis Felipe Monteiro. A inscrição no 5x5 TecSummit é gratuita, mas as vagas são limitadas.
É a sexta instituição financeira no sistema, depois do Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e Banco de Brasília, além do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil.
Rodrigo Cunha (PSDB-AL) vai comandar a CCT, com a ex-presidente Daniella Ribeiro (PP-PB) buscando a vice. Na CI foi eleito Dário Berger (MDB-SC).
Órgãos têm até o dia 1º de março para manifestar interesse. A licitação será composta por 30 itens, entre eles Windows, SUSE, Red Hat, e tem potencial, de acordo com o governo, para trazer economia de R$ 17,2 milhões aos cofres públicos.
Segundo o Ministério da Economia, 74 municípios e as 27 juntas comerciais também aderiram ao sistema de identificação federal.