TELECOM

Aberta consulta que prevê numeração para provedores internet

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/05/2020 ... Convergência Digital

Começa nesta quarta, 6/5, a consulta pública da Anatel sobre mudanças no regulamento de numeração, na qual a alteração mais significativa é a possibilidade que provedores internet – ou seja, as empresas que prestam o chamado Serviço de Comunicação Multimídia – passem a utilizar recursos de numeração. 

As contribuições serão recebidas pelos próximos 45 dias. Pelo texto em consulta, os ISPs poderão compartilhar o mesmo modelo da telefonia fixa – ou seja, números com oito dígitos, além dos códigos de seleção de prestadora, tema que, por sinal, também está em avaliação pelo regulador. 

A medida vem com pelo menos uma década de atraso e diante da constatação que a telefonia fixa já sofre concorrência de aplicativos que usam a internet para chamadas de voz, como Whatsapp e Skype. 

Como apontou o relator da proposta na agência, conselheiro Emmanoel Campelo, “considerando-se que STFC tem sofrido declínio, há alguma segurança que a utilização de sua numeração pelo SCM não deverá implicar em esgotamento dos recursos”.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Oi lança internet por fibra ótica com 400 Mega de velocidade

 Internet por fibra ótica é o coração da estratégia de negócios da Oi e já tem mais de 1 milhão de clientes no país

Anatel discute quais dados econômicos vão ser coletados das grandes operadoras

Consulta pública sobre os indicadores econômico-financeiros está aberta por 45 dias. 

Anatel afasta redutor de multas em sanções de obrigação de fazer

Provocada pela Telefônica, prevaleceu o entendimento indicado pela AGU de que o regulamento vigente da agência não permite o uso desse incentivo fora das sanções pecuniárias.

Anatel vai discutir uso dos espectros ociosos em consulta pública

Proposta de uso do White Spaces entre frequências outorgadas é cautelosa ao prever uso em áreas rurais e regiões remotas.  Ideia é permtir o uso secundário para telefonia e banda larga em áreas rurais e regiões remotas.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G