Clicky

Home - Convergência Digital

Depois das falhas, TSE impede eleitor de baixar o e-Título no 2º turno das eleições municipais

Convergência Digital - 25/11/2020

Neste domingo (29), 57 municípios escolhem, em segundo turno, os prefeitos. E somente poderá utilizar o e-Título quem já tiver se cadastrado na ferramenta até a véspera. O cadastramento só voltará a ficar disponível na segunda-feira (30).

A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral depois das falhas apuradas no domingo, 15/11, na eleição do primeiro turno. O presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, chegou a dizer que faria uma investigação para saber se as falhas tinham sido provocadas por um erro de confecção do aplicativo, mas, até agora, não houve nenhuma justificativa apresentada formalmente pela Corte.

No dia da votação, o e-Título pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. A ferramenta permite também ao eleitor checar a localização da seção eleitoral, que pode ter mudado devido a remanejamentos provocados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O e-Título também permite justificar ausência às urnas no dia da votação, caso se encontre fora de seu domicílio eleitoral. Nesses casos, o aplicativo se vale do georreferenciamento presente nos celulares. Com a medida, a Justiça Eleitoral quer dispensar o eleitor de realizar o procedimento presencialmente.

No primeiro turno das eleições municipais, em 15 de novembro, o e-Título apresentou falhas. Muitos eleitores reclamaram por não conseguir justificar a ausência por meio do aplicativo. Informações oficiais deram conta que apenas na parte da manhã do domingo do primeiro turno foram feitos mais de 12 milhões de downloads. Na ocasião, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse que a instabilidade se devia aos downloads e cadastros de última hora, que sobrecarregaram o sistema, mas também admitiu que os ataques hackers- controlados pelas teles- também causaram instabilidade no acesso à ferramenta.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/04/2021
Hacker coloca à venda 174 milhões de registros como sendo da Vivo, TIM e Claro

05/04/2021
Vazamento de dados: Procon/SP diz que Serasa segue com respostas insuficientes

01/04/2021
Agora é lei. Perseguição na Internet pode levar a até dois anos de prisão

31/03/2021
Ransomware Wanna Cry retorna e infecta 3% dos servidores brasileiros

25/03/2021
ANPD vira alvo de hackers com e-mail falso

24/03/2021
Justiça libera Serasa de divulgar informações sobre vazamento de dados de 220 milhões de brasileiros

24/03/2021
Judiciário abre consulta pública sobre segurança cibernética

22/03/2021
Empresa de segurança capacita profissionais de TI contra ransomware

19/03/2021
PF prende hacker suspeito do maior vazamento de dados no Brasil

16/03/2021
Pelo menos 80 mil servidores no mundo estão em risco com Microsoft Exchange

Destaques
Destaques

Highline se propõe a comprar licença 5G e oferecer espectro como serviço para ISPs

A proposta da empresa, explicou Luis Minoru, diretor de estratégia e novos negócios, é o de oferecer toda a infraestrutura na modalidade de serviço. Já há testes em andamento, não revelados, para o funcionamento da modalidade que inclui a operação de telefonia móvel.

Cobertura 4G chegou a 85% da população mundial, mas metade dela seguiu sem acesso à Internet em 2020

Levantamento da União Internacional de Telecomunicações mostra que a principal razão da exclusão digital é o alto preço do serviço diante da receita do consumidor. "Houve uma queda nos preços, mas precisa cair muito mais para termos um futuro melhor", pontuou o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Com rede sujeita a apagões, qual impacto do 5G na energia no Brasil?

Por Pedro Al Shara*

Segundo pesquisa da Vertiv, fornecedora de equipamentos e serviços para infraestrutura crítica, um aumento da ordem de 150% a 170% no consumo energético é projetado no setor de Telecom até 2026. Com toda a inovação que o 5G representa, mais dispositivos poderão acessar a internet móvel ao mesmo tempo, utilizando o mesmo sinal.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site