Home - Convergência Digital

Campo conectado exige a instalação de muita antena

Convergência Digital - Carreira
Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro - 17/09/2019

Em parceria com a Anatel, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou um estudo nacional para entender qual será a melhor política pública para levar conectividade ao campo para viabilizar a agricultura 4.0. Ao participar de painel sobre AGROTIC, no Rio Info 2019, evento que acontece esta semana, no Rio de Janeiro, o diretor de Inovação do MAPA, Luís Cláudio França, antecipou parte dos resultados do levantamento, que será divulgado até o final do mês, em Brasília.

Um ponto-chave para incrementar a conectividade é a urgente necessidade de implantação de mais antenas no campo. O levantamento, conta França, mostra que a instalação de 2400 novas antenas permitiria levar conectividade para 107 milhões de hectares. "Entendemos que há regiões onde a cada R$ 1 real investido, o retorno esperado é de R$ 7.00. Mas também temos regiões onde há a exigência de uma política pública para assegurar os investimentos de conectividade", pontuou o diretor de Inovação do MAPA.

França lembra que o Brasil possui hoje cerca de 97 mil antenas instaladas, quando países como Estados Unidos e China, têm quase 10 vezes mais antenas para atender as suas demandas de conectividade. "Um dos nossos trabalhos é sentar com os responsáveis pelo meio ambiente para ver a melhor forma de adequar as antenas e a necessidade de preservação", contou França no debate sobre o uso de tecnologia no campo. Assistam a entrevista com Luís Cláudio França, do MAPA.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/11/2019
5G não vai funcionar num estalar de dedos

05/11/2019
Ericsson: Brasil vai pagar caro se adiar o leilão do 5G

04/11/2019
Ericsson: "Temos que colocar nossas melhores cabeças para ganhar o mundo com o 5G"

01/11/2019
IBM quer habilitar novos serviços com o 5G

31/10/2019
Embratel: desoneração do Fistel impulsionará as redes IoT no Brasil

31/10/2019
NEC: padronização é crítica para se ter um 5G efetivo

31/10/2019
Ericsson: para as indústrias, 5G será ativo como água e energia

30/09/2019
Rio de Janeiro precisa deixar de exportar CPF e CNPJ

30/09/2019
Só a inovação tira o Rio de Janeiro da estagnação econômica

27/09/2019
Petrópolis terá sensores IoT para prevenção de enchentes

Destaques
Destaques

5G exige políticas públicas e apoio do Governo

Como ressalta o diretor de relações governamentais da Huawei, Carlos Lauria, investimentos pesados em infraestrutura de redes envolvem políticas públicas em qualquer país. 

5G já trouxe aumento de receitas para as operadoras

“Na Coreia, são 3,5 milhões de clientes em seis meses, 1 milhão com serviços de valor adicionado. Em apenas um trimestre as operadoras aumentaram as receitas em 2%”, afirma o diretor de soluções da Huawei, Carlos Roseiro. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site