SEGURANÇA

Globo afirma que ataque hacker não 'roubou' dados de usuários

Convergência Digital* ... 18/05/2020 ... Convergência Digital

Um ataque do grupo de hackers OurMine, supostamente da Arábia Saudita, ao sistema de notificações push da Globoplay e da GShow surpreenderam usuários dos dois serviços, controlados pelas Organizações Globo: no final da noite de sábado, dia 16, as notificações do aplicativo Globoplay e do Gshow (para smart TVs e dispositivos móveis) passaram a exibir mensagens enviadas pelo grupo, que direcionavam o cliente para outro site.

Em nota, o Globoplay esclareceu que a invasão foi apenas no sistema de notificação do app, que nenhuma informação de usuário foi comprometida e que não é necessário apagar o aplicativo. "Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados", pontua a companhia.

O grupo é o mesmo que sequestrou dezenas de contas de equipes da Liga Nacional de Futebol (NFL) dos EUA em janeiro. Em Fevereiro, foram hackeadas as contas do Twitter e do Instagram pertencentes ao Facebook. O grupo OurMine já fez outros ataques nos últimos anos, dos quais o mais notável foi contra a plataforma de vídeos Vevo, em 14 de Setembro de 2017, de onde o grupo alegou ter vazado 3TB de dados.

*Com informações do site CISO Advisor


Globo afirma que ataque hacker não 'roubou' dados de usuários

Houve duas invasões ao sistema de notificações push da Globoplay e da GShow no final de semana. O ataque teria sido conduzido por um grupo hacker da Arábia Saúdita. Segundo a Globo, 'invasores se limitaram a enviar mensagens para toda a base'.

Consciência é a maior vacina contra os riscos cibernéticos

Em tempos de home office por conta do coronavírus, o gerente de segurança do CAIS/RNP, Edilson Lima, diz que cabe ao usuário redobrar seu cuidado. "Cada um tem de fazer sua parte", afirma.

Cibercrime usa Coronavírus para roubar dados pessoais no WhatsApp

Golpe oferece suposto kit gratuito com máscara e álcool gel - a ser dado pelo Governo Federal - para atrair as pessoas mais nervosas em relação à pandemia.

RNP terá programa para formar profissionais em Segurança Cibernética

O diretor da área na Rede Nacional de Pesquisa, Emilio Nakamura, assegura que a intenção é 'acelerar a formação de novos profissionais não apenas na Academia, mas também na inovação aberta'.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G