Clicky

Home - Convergência Digital

Ericsson registra patente brasileira para o 5G

Ana Paula Lobo* - 14/04/2021

A Ericsson registrou a família de patentes número 160, desenvolvida por três pesquisadores brasileiros: Silvia Lins, Pedro Henrique Gomes e Ricardo Souza (da esquerda para direita, na foto), que pertencem ao time de pesquisa, desenvolvimento e inovação da companhia.

A patente, batizada como Network Slice Dynamic Congestion Control (ou “Seleção dinâmica para algoritmos de controle de congestionamento”, em português), usa inteligência artificial para permitir um melhor fatiamento de rede, utilizando diferentes soluções de controle de congestionamento nas redes de Telecom, e otimizando a qualidade de serviço.

“Com isso, são evitados os atrasos por congestionamentos dos pacotes na rede de quinta geração, garantindo maior escalabilidade e flexibilidade”, esclarece Silvia Lins. Para Pedro Henrique Gomes e Ricardo Souza, a patente é um avanço relevante do 5G, uma vez que vai garantir a qualidade de serviço e robustez necessárias à modernização de diferentes setores da economia global.

"Esse resultado reflete a consistência e seriedade com a qual a empresa investe em pesquisa e inovação, tanto na indústria quanto na academia, além de evidenciar a qualidade do trabalho e o protagonismo dos pesquisadores brasileiros nas cadeias globais de inovação e geração de valor”, ressalta do diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ericsson para a América Latina, Edvaldo Santos.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

13/05/2021
Um em cada cinco usuários do 5G reduz o uso do Wi-Fi nos ambientes fechados

12/05/2021
Ericsson decide pagar 80 milhões de euros à Nokia para indenizar danos

11/05/2021
TIM e Nokia lançam projeto piloto de 5G Standalone no agronegócio

11/05/2021
Telefonica se alia à Microsoft por 5G privado

10/05/2021
TecBan, Claro e Ericsson levam 5G para caixas eletrônicos

06/05/2021
Para Minicom, 90% das antenas do 5G são isentas de licença

05/05/2021
TIM: 5G ‘puro’ é mais barato e rivais reclamam porque não fizeram VoLTE no 4G

05/05/2021
Huawei:5G exige empresas locais para aplicações e geração de talentos

05/05/2021
Um poço sem fundos no leilão 5G

05/05/2021
Índia libera testes de 5G no país só com fornecedores de fora da China

Destaques
Destaques

América Latina se divide sobre uso de ondas milimétricas

Debate com representantes do México, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Argentina e Brasil mostrou que bandas altas no 5G, como 26 GHz, está longe de unanimidade na região.  Colômbia, que prevê leilão 5G no final do ano, não planeja vender a faixa de 26GHz.

Brasil está fora dos países liberados pela Espanha para o Mobile World Congress

Programado para acontecer de 28 de junho a 01 de julho, o organizador, GSMA, fechou um acerto com as autoridades espanholas para isentar os participantes das restrições impostas às pessoas de fora da União Europeia.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

5G e a expansão da capacidade de inovação

Por Alex Takaoka*

Segurança da informação, interoperabilidade e infraestrutura ocuparão um papel importante na implantação da tecnologia 5G.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site