Home - Convergência Digital

NIC.br vai capacitar profissionais de provedores de Internet e administradores de redes

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 20/02/2020

A cidade de Campinas/SP sediará a primeira edição da Semana de Capacitação, nova iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) que tem o objetivo de contribuir com o aprimoramento da formação técnica de profissionais de provedores de Internet e administradores de redes.

Com caráter itinerante, a Semana de Capacitação passará pelas cinco regiões do país, ofertando em quatro dias (de segunda à quinta-feira) diversos minicursos ministrados por especialistas do NIC.br e parceiros de conteúdo. Para encerrar a semana, a sexta-feira será dedicada ao IX Fórum Regional, que traz apresentações sobre temas técnicos, focando a operação, engenharia e segurança das redes, e também promove debates sobre estratégias para promover o desenvolvimento da Internet em cada localidade.

As inscrições para a Edição Sudeste em Campinas (SP), que acontece de 16 a 19 de março, já estão abertas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 1º de março, enquanto ainda houver vagas, por meio de formulário disponível no site dessa edição. Os interessados em participar também do IX Fórum Regional, que acontece na sequência da Semana de Capacitação, no dia 20 de março, devem inscrever-se por meio de outro formulário disponível do sítio do encontro.

Voltados ao aprendizado de novas tecnologias e boas práticas essenciais para o dia a dia dos profissionais de provedores de Internet e administradores de redes, os minicursos abordarão temas sobre segurança e implementação de redes como RPKI (Resource Public Key Infraestructure), Segurança, DNS, MPLS, BGP, IPv6 e Governança da Internet. Serão oferecidos oito cursos no total, sendo que os participantes poderão acompanhar quatro deles, um em cada dia.

"Há uma demanda crescente por capacitação técnica de alto nível. Queremos levar instruções práticas mais diversificadas para um número cada vez maior de profissionais. Ao capacitá-los, estamos contribuindo também para uma Internet mais resiliente e saudável", comenta Antonio M. Moreiras, gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br. Os minicursos também contam com parceiros de conteúdo como Cisco/ScanSource, ICANN, VLSM e Juniper/WZTECH Networks, responsáveis por ministrar as atividades, em conjunto com o NIC.br.

Com certificado de participação reconhecido no mercado, o participante, para obtê-lo, deverá participar da Semana de Capacitação e do IX Fórum Regional. Além de Campinas, já estão confirmadas as próximas edições da Semana de Capacitação e do IX Fórum Regional, cujas inscrições serão abertas em breve: Manaus/AM, de 29 de junho a 3 de julho (Edição Norte); Brasília/DF, de 24 a 28 de agosto (Edição Centro-Oeste); Fortaleza/CE, de 21 a 25 de setembro (Edição Nordeste); e Foz do Iguaçu/PR, de 9 a 13 de novembro (Edição Sul).

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

26/03/2020
Desenvolvimento e design atraem mais mulheres para tecnologia

17/03/2020
Plataforma online oferece 225 mil bolsas de estudo em cursos de computação

11/03/2020
SENAI-SP abre 680 vagas gratuitas para curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas

03/03/2020
ITI recruta professores para massificar ensino de programação em São Paulo

28/02/2020
BID abre inscrições para curso gratuito em português de Gestão de riscos em projetos

20/02/2020
NIC.br vai capacitar profissionais de provedores de Internet e administradores de redes

18/02/2020
Programa gratuito que ensina linguagens de programação para mulheres tem 70 vagas abertas

11/02/2020
Qualificar a mão de obra é mais do que urgente no Brasil

06/02/2020
AWS e SAS promovem Hackathon no Nordeste para desenvolver soluções para a Alexa

03/02/2020
IOS abre 2000 vagas para cursos gratuitos de formação profissional em TI

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

Faltam profissionais para cuidar dos ataques cibernéticos no Brasil

Ao publicar a Estratégia Nacional de Segurança da Informação, a e-ciber, o governo admite que o País possui poucos profissionais especializados em segurança cibernética; que há uma baixa conscientização dos usuários com relação ao tema e que é preciso urgente criar um programa nacional destinado à formação técnica nos órgãos do governo e nas empresas privadas.

TI e Internet lideram 13 dos 15 cargos profissionais em alta no Brasil

Levantamento feito pelo Linkedin mostra que gestor de redes sociais, engenheiro de cibersegurança, cientistas de dados e desenvolvedores seguem tendo alta demanda no mercado.

Déficit de mão de obra na América Latina será de 570 mil profissionais em 2020

Empresas da região vão investir nas tecnologias da terceira plataforma - cloud, analytics, Inteligência Artificial - e vão requisitar cada vez mais especialistas em programação e desenvolvimento, projeta estudo da IDC América Latina.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site